Assimagra

Portuguese Mineral Resources

ASSIMAGRA PARTICIPA NO WORKSHOP " HOW CAN SUSTAINABLE EXTRACTION IN EUROPE BE SUPPORTED?" EM SEVILHA

A convite da comissão do Projeto Sumex, a ASSIMAGRA participou, dia 22 de junho, no Workshop "How can sustainable extraction in Europe be supported?", em Sevilha. Este workshop incidiu sobretudo nas questões de compatibilização da indústria extrativa com a Rede Natura 2000 e Parques Naturais, tendo estado presentes os principais players europeus desta área.

Nesse seguimento a ASSIMAGRA com a apresentação "Permiting Procedures and Experience in Natura 2000 areas in Portugal", teve a oportunidade de transmitir toda a sua experiência sobre as práticas colaborativas que têm vindo a ser implementadas no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, ao longo dos últimos anos.

Independentemente das dificuldades encontradas neste processo, o caso português do Maciço Calcário Estremenho, é reconhecido em toda a Europa, onde se inclui a Comissão Europeia, como um exemplo a seguir na questão da compatibilização do setor extrativo com áreas de Rede Natura 2000 e Parque Natural.

Relembramos que desde 2019 foram criadas as Comissões de Gestão dos Núcleos Extrativos do PNSAC que visam o acompanhamento das medidas de minimização e compensação no território, garantindo que o nosso setor adote as melhores práticas de sustentabilidade, em zonas de tão elevada importância ecológica.

Dado o seu carácter inovador, naquela que é uma nova abordagem na forma de planear e intervencionar o território, as Comissões de Gestão foram um dos temas que mereceram mais destaque e elogios por parte da Comissão Europeia, que ambiciona que este modelo possa vir a ser replicada em outras áreas na Europa.

 

FaLang translation system by Faboba