Os dados estatísticos mais recentes, relativos ao comércio da pedra natural, do mês de maio de 2021 comparados com o homólogo de 2020, mostram um continuo valor de crescimento, quer em volume de negócio (+21,92%), quer em quantidades exportadas (+28,95%). Esta tendência de crescimento tem se verificado nos últimos meses, no entanto, é necessário ter em atenção que apesar destes valores de crescimento, a valorização média por tonelada exportada, continua inferior ao ano passado. Sublinha-se, no entanto, que já se nota uma ligeira recuperação, pois em relação ao mês de abril, passou de -6,42% a -5,45.
Ao fazer esta análise, a nível global, o setor apresenta um volume de negócios de mais de 31,5 milhões de euros e mais de 204 mil toneladas. O mercado europeu continua a ser o que mais contribui para este crescimento e à exceção da EFTA, existe uma quebra de preços médios, que variam entre -40,19% nos PALOP e -2,16% na União Europeia.
Relativamente aos principais mercados destino continuam a ser os habituais, no entanto, comparando com o mês passado, houve uma alteração no top de ranking, passando a França ser o mercado principal e só depois a China, Espanha, Alemanha e Reino Unido (não incluindo a Irlanda do Norte). Apesar de serem os mercados principais, França e Espanha apresentam quebras do preço médio nos valores de -14,57% e -11,62% respetivamente, enquanto que a China sobe 5,16%. O mercado alemão apesar de registar uma ligeira quebra ao nível das quantidades exportadas (-1,07%), é o país que apresenta um maior crescimento do preço médio, na casa dos 11,71%.
Com base nos dados já apresentados, conseguimos concluir que o mês de maio de 2021, apresenta um desempenho bastante melhor comparado com o período homólogo de 2020. Mesmo comparando com os meses anteriores de 2021, é possível ver uma tendência de crescimento, perspetivando-se uma melhora significativa do setor.
Para mais detalhes, descarregue o Boletim Mensal da Estatística do Comércio Internacional.