Assimagra

Portuguese Mineral Resources

ASSIMAGRA PROMOVE PEDRA PORTUGUESA EM NOVA IORQUE COM ARQUITETO SIZA VIEIRA

[et_pb_text]

No próximo dia 24 de setembro, às 16.30 (20.30 hora de Lisboa), o prestigiado arquiteto Álvaro Siza é embaixador da pedra portuguesa em Nova Iorque num evento onde será apresentada a peça Hell’s Kitchen Bench, assinada pelo Pritzker português, feita a partir de mármore e mogno e que ficará no atrium do edifício que o arquiteto projetou para a ilha de Manhattan, em Nova Iorque.

A peça Hell’s Kitchen Bench (literalmente um banco para Hell’s Kitchen), nome da torre e do bairro em que está a ser construída, surgiu de um desafio da ASSIMAGRA – a associação que representa os recursos minerais em Portugal - e da Experimenta Design para que Siza Vieira criasse uma obra dentro da própria obra e ao qual o arquiteto respondeu com a criação de uma peça de mobiliário, um banco feito a partir de mármore branco proveniente da Vigária, em Vila Viçosa.

Esta iniciativa faz parte do programa Primeira Pedra (www.primeirapedra.com) que, desde 2016, já contou com a participação de outros arquitetos e artistas plásticos nacionais e internacionais. Destes, destacam-se três projetos centrais de pesquisa e desenvolvimento - Resistance, Still Motion e Comum Sense - que foram materializados através de exposições e apresentações em Veneza, Milão, Weil am Rhein, São Paulo, Londres e Nova Iorque.

O objectivo deste programa é o de promover a versatilidade e capacidade do cluster português da pedra no mundo, o seu potencial e grau de especialização, cujo valor já é reconhecido de forma transversal, tanto ao nível do design como da arquitetura.

2018 foi o melhor ano de sempre para o Cluster da Pedra Portuguesa, desde que há registo. Os Estados Unidos, onde agora Siza Vieira apresenta uma peça Primeira Pedra, ocupam a 4ª posição no Top 10 dos mercados de exportações da Pedra Portuguesa, precedido da Espanha (3ª), China(2ª) e França (1ª).

As exportações para o mercado americano atingiram os 22,952 Milhões de Euros, tendo sofrido um aumento de 8,78%. O número 1 do Top 10, a França, ultrapassou os 79 Milhões de Euros, com um crescimento de 15,91%.

O calcário é a pedra que mais procura tem neste mercado, representando 55% do total das exportações, seguido do mármore com 37% e do granito com 6%.



FaLang translation system by Faboba