Assimagra

Portuguese Mineral Resources

SETOR FECHA 2019 COM EXPORTAÇÕES ACIMA DOS 400 MILHÕES DE EUROS



Dados de encerramento, ainda provisórios, mostram que as exportações do setor das rochas para fins ornamentais, ultrapassou os 400 milhões de euros em volume de negócio. Estes dados apontam para valores ligeiramente superiores a 428 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 12,69%. Este crescimento em volume de negócio é também acompanhado por um elevado crescimento em volume de produto exportado que subiu 18,48%, com um total de mais de 2,2 mil milhões de toneladas exportadas.

No Top 10 dos destinos da pedra natural portuguesa, mantém-se a tendência verificada ao longo do ano, com um decréscimo, bastante acentuado em alguns casos, no preço médio da tonelada exportada, como é o caso do principal destino, a França, com uma quebra acima dos 10%. Também com esta tendência destaca-se ainda a Alemanha, com mais de 16% de quebra, a Espanha, com quase 7% e a Suécia, com 6%. De facto, desde que há registos, o preço médio da tonelada de pedra natural exportada nunca esteve tão baixo, situando-se atualmente em torno dos 191 €/ton. A contrabalançar, mas a sustentar também o facto anterior, estes 4 mercados apresentam todos eles crescimentos no volume de exportação de produto.

Há a sublinhar, no que diz respeito ao top 10 dos nossos destinos, aqueles que apresentam variações positivas na valorização dos nossos produtos, sendo estes a maioria, como são exemplo disso o caso dos Países Baixos, com uma valorização na ordem dos 68%, a Bélgica com 24%, a China acima dos 7% e também o Reino Unido que ultrapassa os 6,5%. Os crescimentos em volume de negócio foram também bastante significativos, sendo que apenas os Estados Unidos e a Arábia Saudita apresentam decrescimento no volume de negócio realizado, tendo contudo, tido uma valorização no preço médio praticado.

Para visualizar ou descarregar o Mapa das Estatísticas Mensais do Comércio Internacional, por favor clique aqui.
FaLang translation system by Faboba