Assimagra

Portuguese Mineral Resources

PARCEIROS DO PROJETO EUROPEU CIRAN VISITAM PARQUE NATURAL DAS SERRAS DE AIRE E CANDEEIROS

 
 

O dia 24 de janeiro, ficou marcado pela visita dos parceiros do projeto europeu CIRAN, liderado pelo INTRAW, ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, com o objetivo de darmos a conhecer o bom exemplo das práticas colaborativas que se praticam neste território.


Durante a manhã, o Município de Porto de Mós, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros) e a Assimagra - Recursos Minerais de Portugal apresentaram a estratégia de harmonização entre os valores naturais, sociais e a indústria, através da recente implementação dos PIER e dos Projetos Integrados elaborados para os núcleos extrativos do Codaçal, Cabeça Veada, Portela das Salgueiras e Pé da Pedreira.


Da parte da tarde os parceiros deste projeto tiveram oportunidade de percorrer o roteiro de pinturas e esculturas que integram o “ Stone Art” no Codaçal, visitar uma pedreira de rocha ornamental no núcleo do Pé da Pedreira e ainda conhecer as pegadas de dinossauros de Vale de Meios.


O feedback deste dia foi muito positivo, com reconhecimento transversal por parte de todos os participantes sobre o bom caminho que a indústria do Maciço Calcário Estremenho tem vindo a percorrer nestes últimos anos, tendo sido apontado como uma boa prática de expressão europeia, no que toca à conciliação dos valores naturais e a indústria extrativa, com enorme potencial para ser replicada noutras regiões europeias.


Um agradecimento ao Município de Porto de Mós, ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (PNSAC), à Freguesia de Serro Ventoso e à empresa Pedra de Toque.

 

FaLang translation system by Faboba