Assimagra

Portuguese Mineral Resources

PROJETO ROBOMINERS REALIZOU TESTES DE CAMPO E “OPEN DAY” NA ESLOVÉNIA

O projeto ROBOMINERS, financiado pela União Europeia, e do qual a ASSIMAGRA é parceira, realizou um inovador teste de campo na Eslovénia, na segunda metade de outubro de 2023. Estes testes foram realizados nas históricas minas subterrâneas de chumbo e zinco Mežica e Žerjav. Este evento é um marco na missão do projeto de fortalecer o acesso europeu a matérias-primas minerais, reduzindo a dependência de importações.

O objetivo principal do projeto ROBOMINERS é facilitar a extração de recursos minerais, incluindo metais estrategicamente importantes e críticos para a transição energética em curso, a partir de fontes domésticas dentro da União Europeia. Para alcançar esse objetivo ambicioso, o ROBOMINERS tem vindo a desenvolver um protótipo de robot para mineração, inspirado na natureza, projetado especificamente para depósitos de difícil acesso e operações de mineração em menor escala.

Durante o verão de 2023, a equipa do ROBOMINERS demonstrou, com sucesso, o seu protótipo à escala real, RM1, numa mina a céu aberto na Estónia. Esta conquista enfatizou o compromisso do ROBOMINERS em melhorar o acesso da Europa a recursos minerais vitais, reduzindo a dependência de importações de matérias-primas. Estes novos testes tiveram como objetivo aprimorar ainda mais as funcionalidades essenciais do robot, com especial ênfase nos seus sensores.

Para partilhar estes desenvolvimentos com o público, o ROBOMINERS organizou um Open Day e uma conferência de imprensa em Podzemlje Pece, Mežica, na Eslovénia, no dia 25 de outubro de 2023. A tradição mineira desta região remonta à Idade Média, com a mina de chumbo e zinco Mežica sendo uma das mais antigas da Europa, com registos oficiais datados de 1665. Os visitantes tiveram a oportunidade de combinar o openday com um passeio pela histórica mina.

Os testes de campo desempenharam um papel crucial na validação das principais funções do protótipo RM1, avançando eventualmente no seu Nível de Prontidão Tecnológica (TRL – Technology Rediness Level) para o nível 5. Através de uma série de testes e demonstrações relevantes para futuras operações de mineração, o projeto ROBOMINERS visa fornecer evidências tangíveis da sua conclusão bem-sucedida e do seu potencial para revolucionar a indústria de mineração, onde o protótipo RM1 pode ser implantado para extração mineral eficiente e sustentável.

FaLang translation system by Faboba