Assimagra

Portuguese Mineral Resources

PUBLICAÇÃO DO PLANO DE INTERVENÇÃO EM ESPAÇO RÚSTICO DO PÉ DA PEDREIRA EM DIÁRIO DA REPÚBLICA

O Plano de Intervenção em Espaço Rústico (PIER) de Pé da Pedreira referente ao concelho de Santarém foi publicado dia 19 de agosto em Diário da República, o qual constitui o último de 7 PIERs que vemos assim aprovados na totalidade, e que são fruto do esforço coletivo que temos vindo a demonstrar ao longo destes últimos anos.

Nos últimos 2 anos vimos aprovados os PIER de Cabeça Veada, Portela das Salgueiras e Codaçal, os quais envolveram os municípios de Porto de Mós, Santarém e Rio Maior, encerrando-se assim um capitulo daquela que tem vindo a ser a nossa missão de compatibilizar a indústria extrativa com o Plano de Ordenamento do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e a Rede Natura 2000.

Aproximam-se novos desafios, pelo que é crucial que as empresas continuem unidas neste processo que demonstra bem a sua vontade de fazer bem e cada vez melhor em prol da sustentabilidade do setor.

As empresas dos 4 núcleos referidos, representadas pela ASSIMAGRA, já se encontram organizadas em Comissões de Gestão, das quais fazem também parte as entidades envolvidas na gestão do território e da atividade extrativa (DGEG, PNSAC, CMs, JF e Baldios) com o objetivo de dar cumprimento quer ao regulamento dos PIERs quer às condicionantes e medidas exigidas nas respetivas Declarações de Impacte Ambiental.

Este projeto foi recentemente apresentado numa reunião da Comissão Europeia em Sevilha, tendo recebido vários elogios com vista na sua replicação por outras zonas da Europa com as mesmas exigências ambientais e territoriais.

 

 
FaLang translation system by Faboba