Assimagra

Portuguese Mineral Resources

ROBOMINERS APRESENTA RESULTADOS EM BRUXELAS E APRESENTA CONTRIBUIÇÃO PARA O CRITICAL RAW MATERIALS ACT

No âmbito da Raw Materials Week 2023, num evento paralelo, o Projeto ROBOMINERS teve a oportunidade de apresentar os resultados finais numa sala lotada em Bruxelas e com transmissão online.

O evento contou com a presença de todas as entidades parceiras de projeto e ainda com colegas da UNEXMIN GeoRobotics Ltd., Dig_IT, MasterMine, illuMINEation e DigiEcoQuarry, que marcaram um dos momentos mais empolgantes da sessão em que discutiram as oportunidades e desafios para o futuro da mineração na europa.

Também como resultado de projeto e paralelamente a esta sessão de apresentação, o Projeto apresentou à Comissão Europeia uma Contribuição para o Critical Raw Materials Act da Comissão Europeia (CRMA). Ao criar um robô-minerador bioinspirado, modular e reconfigurável, o ROBOMINERS visa a extração de pequenos depósitos minerais desafiadores, considerados economicamente inviáveis pelos métodos tradicionais de mineração. As principais contribuições para os objetivos do CRMA são:

  • Impulsionar a produção doméstica: O ROBOMINERS facilita a extração mineral eficiente, de baixo impacto e econômica de depósitos anteriormente inacessíveis, alinhando-se com o esforço do CRMA para aumentar a produção de matérias-primas domésticas.
  • Aumentar a reciclagem: As técnicas precisas de escavação do robô-minerador minimizam a geração de rochas residuais e rejeitos, abordando a ênfase do CRMA no aumento das taxas de reciclagem e na promoção da recuperação de matérias-primas críticas de produtos e fluxos de resíduos.
  • Diversificar a cadeia de suprimentos: O ROBOMINERS possibilita a extração de matérias-primas de fontes não convencionais, contribuindo para o objetivo do CRMA de diversificar as fontes de matérias-primas.

Pode ler o resumo da política clicando aqui.

FaLang translation system by Faboba