Assimagra

Portuguese Mineral Resources

ROBOMINERS - QUANDO A ROBÓTICA SE ENCONTRA COM A GEOLOGIA E AS MINAS

ROBOMINERS


ASSIMAGRA participa no Consórcio do Projeto ROBOMINERS que se encontra reunido para a primeira reunião e brainstormings onde se está a debater a ligação Robot/Geologia/Minas. Para esta primeira reunião, a ASSIMAGRA convidou o Cluster dos Recursos Minerais, de forma a conhecer este projeto e puder futuramente colaborar na disseminação do mesmo por todos os parceiros nacionais e internacionais. O envolvimento do Cluster português revela-se também importante uma vez que este se encontra ativamente envolvido na EIP – European Innovation Partnership on Raw Materials.

O Projeto ROBOMINERS tem como objetivo o desenvolvimento de um robot bio inspirado, modular e reconfigurável para depósitos pequenos e de difícil acesso. O objetivo é criar um protótipo anfíbio que seja capaz de minerar no subsolo, debaixo de água ou acima da água e com o potencial de não só poder operar em ambientes mineiros atualmente em exploração, facilitanto muitas das tarefas que atualmente são complicadas, seja por questões de segurança, acesso e melhor aproveitamento dos depósitos, como ter o potencial de puder viabilizar locais que com a tecnologia disponível atualmente não são viáveis economicamente.

Aprovado na Call Europeia “Novas soluções para a produção sustentável de matérias-primas”, o Projeto é liderado pela Universidad Politécnica de Madrid, conta com 14 copromotores de vários países: Espanha, Alemanha, Finlândia, Áustria, Bélgica, Portugal, Eslovénia, Hungria, UK, Estónia e Polonia.

Esteja atento ao nome ROBOMINERS, vamos informando dos desenvolvimentos!



This project has received funding from the European Union's Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement n.º 820971

 

FaLang translation system by Faboba