Assimagra

Portuguese Mineral Resources

DESCARBONIZAÇÃO. SETOR DA PEDRA INICIA ROTEIRO EM ALCOBAÇA

No Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel deu-se, a 27 de outubro, o arranque do projeto Roteiro para a Descarbonização do Setor da Pedra Natural (ROADTO2050).

Promovido pela Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Mineirais (ASSIMAGRA), este projeto pretende ser “um marco importante na procura de soluções sustentáveis para o setor da pedra natural em Portugal e visa a descarbonização e a promoção de práticas eco- friendly”.

Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, mostrou estar recetivo a “apoiar esta iniciativa, porque o setor da pedra é estratégico para o concelho e para o país”. O autarca relembra que enquanto foi “vereador do ambiente recebia uma média de dez queixas por mês relativamente a este setor, mas, agora, há meses que não recebemos uma queixa”. O motivo deve-se ao facto de, “nos últimos anos, o setor da extração da pedra ter dado um salto qualitativo muito importante no que diz respeito às suas práticas cada vez mais sustentáveis do ponto de vista ambiental, mas acima de tudo graças à digitalização e modernização tecnológica”, destaca o presidente do município. Atualmente, é uma “indústria circular”.

Jornalista Neuza Santos do Jornal O Alcoa

 

FaLang translation system by Faboba