Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

AUDIÊNCIA COM O MINISTRO DA ECONOMIA E DO MAR

No passado dia 30 de janeiro teve lugar uma Audiência com o Ministro da Economia e do Mar, Eng. Costa Silva, na qual foram apresentados alguns dos desafios e preocupações, para os quais o StoneCITI pode vir a contribuir dentro do modelo de desenvolvimento tais como:

  • Qual a melhor estratégia para desenvolver os programas de formação e qualificação de quadros e técnicos de empresas em indústrias desta natureza que tem vindo a perder muitos dos seus recursos para setores que são vistos como mais atuais e modernos.
  • Como é possível implementar estratégias que acelerem a transição digital em empresas cuja qualificação técnica é, ainda, muito reduzida.
  • Como é que as empresas de regiões dentro de LVT (como é o caso de Pero Pinheiro em Sintra) vão continuar a combater a desigualdade causada pela impossibilidade de acesso a fundos comunitários, quando as suas principais concorrentes têm todo um leque de programas de incentivo financeiro para se desenvolverem. Este aspeto é particularmente crítico, especialmente quando se percebe que o novo desenho das regiões após 2026 poderá ser ainda mais negativo para toda a região da área metropolitana de Lisboa;

Para a estratégia preconizada pela iniciativa StoneCITI resulte em valor para as empresas e logo para a economia e para as pessoas, os próximos anos terão se passar essencialmente pela transferência de conhecimento e tecnologia, pelo que este projeto terá que se adequar rapidamente a esta nova realidade. Existem um conjunto de atividades em curso que aceleram a transição digital e implementam um novo conjunto e processos para a economia circular (onde se incluem novos materiais e produtos fabricados a partir de resíduos e subprodutos), mas para que se possa atingir o sector de forma equilibrada em Portugal, é necessário discutir e tomar algumas opções a partir dos desafios atrás mencionados. Esta foi a mensagem transmitida que deu o mote para se iniciar um processo de maior colaboração entre as partes.

FaLang translation system by Faboba