Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

CAMPANHA SOLIDÁRIA DA FILEIRA DOS RECURSOS MINERAIS PELA UCRÂNIA

A guerra na Ucrânia está a desafiar-nos a todos. E todos somos poucos a ajudar.


Independentemente das iniciativas individuais que tem mobilizado Portugal, estamos empenhados em trabalhar numa ação coletiva da fileira dos recursos minerais.

Neste seguimento, pretende-se atuar em 3 vertentes, simultaneamente:

1. Constituir uma bolsa solidária de habitações de toda a fileira dos recursos minerais  para acolhimento de famílias refugiadas, na sua maioria mulheres e crianças. Para tal, disponibilizamos o formulário RECURSOS MINERAIS PELA UCRÂNIA - BOLSA DE HABITAÇÃO SOLIDÁRIA que servirá para indicar habitações solidárias disponíveis em toda a fileira, para acolher cidadãos ucranianos temporariamente. Esta informação, mesmo acompanhada por nós, será partilhada com as entidades competentes para dar seguimento ao processo.

2. Identificar outras ações solidárias já incorridas ou a incorrer por iniciativa individual, a inscrever no formulário acima. Esta informação será muito importante para quantificarmos a força de um setor solidário e interessado na ajuda a esta causa.

Sobre a intenção de recrutar cidadãos ucranianos pelas empresas, recordamos que a coordenação deste processo está a ser centralizada pelo Ministério do Emprego e da Segurança Social e pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, pelo que terá sempre de passar pelo registo de todos os interessados no acolhimento de refugiados ucranianos na plataforma oficial do IEFP https://www.iefp.pt/portugal-for-ukraine . Nesse sentido, o IEFP, IP fará o mapeamento das competências dos trabalhadores ucranianos acolhidos, dos locais de acolhimento/residência e das ofertas de emprego disponíveis, e entrará em contacto para apresentar candidatos, caso exista ajustamento ao perfil pretendido pela sua empresa. Caso se identifiquem cidadãos ucranianos que possam satisfazer a sua intenção de contratação, a oferta de emprego deve ser formalizada ao IEFP, IP, para que possa também aceder aos apoios disponíveis. Conheça os apoios à contratação, nos quais estes cidadãos podem ser elegíveis: Medida Compromisso Emprego Sustentável O IEFP, IP também irá organizar cursos de Português Língua de Acolhimento para estes cidadãos que podem estar já integrados na empresa.

3.  Disponibilizarmos a nossa ajuda, enquanto fileira dos recursos minerais, junto dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna, bem como da Cruz Vermelha Portuguesa para o apoio na estratégia nacional de ajuda humanitária. Para tal, estão a ser encetados contactos com o intuito de se identificarem as ações onde poderemos intervir, tornando o nosso apoio mais eficaz e orientado às necessidades atuais.

FaLang translation system by Faboba