Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS ASSINOU PACTO PARA A COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO



No passado dia 11 de Setembro, na Universidade de Aveiro, o Cluster dos Recursos Minerais juntou-se a mais nove clusters nacionais e assinou o Pacto para a Competitividade e Internacionalização com o Governo, representado pelo Ministro Ajunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

Este é o reconhecimento nacional da importância dos Recursos Minerais para a competitividade nacional e do papel do Cluster dos Recursos Minerais neste caminho, sendo mais um reconhecimento do CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS, que tem vindo a abraçar o desafio das alianças estratégicas entre Empresas, Universidades e todos os stakeholders em prol dos Recursos Minerais de Portugal.

O objetivo dos acordos entre o Ministério da Economia e as empresas é incentivar o desenvolvimento de uma economia circular e uma eficaz transição energética e ecológica e, ainda, a melhoria da envolvente regulamentar e legal das empresas“, explica o Ministério da Economia, em comunicado. Mas, estes pactos também “materializam um conjunto de novas iniciativas nos domínios da digitalização das indústrias (i4.0), da capacitação de recursos humanos, na consolidação dos fatores de atratividade externa do país, na internacionalização e na promoção da I&D”.

O ministro referiu “Os agentes económicos precisam de previsibilidade naquilo que são as políticas públicas. Quando se estão a fazer estratégias de cooperação entre as empresas, instituições de ensino superior e instituições públicas para melhorar a formação profissional e a investigação e desenvolvimento, é importante que o Estado seja previsível, porque sem isso não é possível continuar a melhorar estruturalmente a nossa economia”

Este é mais um passo no reconhecimento da importância do nosso sector na economia nacional.