Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

EXPLORADORES DE PEDREIRAS UNIDOS NA GESTÃO DO ACESSO AO RECURSO MINERAL


A Assimagra, representante da Indústria Portuguesa dos Recursos Minerais, garante que envidou todos os esforços juntamente com os exploradores de pedras naturais para implementarem medidas no sentido de garantir sustentabilidade e segurança.


Em comunicado, a Assimagra refere que tem-se debatido pela compatibilização da indústria extrativa e o território onde se insere. Desta forma, a empresa criou na Zona dos Mármores, em 2020, Comissões de Gestão dos Núcleos Extrativos de Borba, Extremoz e Vila Viçosa, envolvendo exploradores, proprietários dos terrenos, municípios e entidades da tutela.

O objetivo foca-se na resolução de constrangimentos resultantes da atual organização do território, na projeção futura da exploração de mármores, como também nas soluções de reabilitação de espaços, tendo em consideração fatores relacionados com a exploração racional.

Recentemente, a empresa apresentou a sua proposta de intervenção integrada para os núcleos extrativos da Zona dos Mármores, que contou com a participação dos presidentes dos municípios de Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa.

Fruto da sessão, adveio um compromisso de colaboração entre os representantes dos municípios mencionados, que acordaram envolver a Assimagra nos processos de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e do Plano de Intervenção em Espaço Rural (PIER).

Relativamente à segurança na atividade extrativa, a Assimagra refere ainda que lançou uma certificação de segurança para as pedreiras, a StonePT Safety, um selo atribuído às unidades extrativas após uma auditoria externa.



In: PME Magazine

 

FaLang translation system by Faboba