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MERCADO MUNDIAL IMPULSIONA CRESCIMENTO DAS EXPORTAÇÕES EM ABRIL

Os dados provisórios de abril de 2023 apontam para um crescimento das exportações. O setor exportou mais de 172 milhões de euros, com um crescimento de volume de negócio internacional de 5,55% quando comparado com o homólogo de 2022. A valorização do produto também se destaca pela positiva, voltando a apresentar um crescimento, face a 2022, de 12,03%, com registos de exportação para 99 países.

Face ao mês de abril de 2023, aponta-se o seguinte:

  • O mercado mundial teve um aumento, em volume de negócio, de 5,55%, representando um aumento superior a 9 milhões de euros, principalmente devido ao aumento do mercado da União Europeia;
  • Foram transacionadas quase menos 42 mil toneladas de produto, -5,79%;
  • O preço médio da tonelada de produto exportado continua com uma variação positiva, verificando-se em março com mais 12,03% que o seu homólogo de 2022. São os mercados externos à União Europeia que mais sustentam este valor;
  • O comércio com países da EFTA registou uma diminuição superior a 180 mil euros, representando uma queda de 9,04% em relação ao homólogo do ano anterior;
  • O comércio com os países da OPEP teve uma variação positiva de 91,73%, com um aumento da variação de volume de negócio superior a 5,5 milhões de euros, em relação seu homólogo de 2022;
  • O aumento de volume de negócio com os países da OPEP, é acompanhado por uma quebra expressiva de -8,54% do preço/médio da tonelada de produto.

Enumeram-se alguns pontos, relativos a esta análise, em comparativo com o mês homólogo de 2022:

  • A França continua a ser o principal mercado apresentando uma variação positiva de 15,27% em volume de negócio, ou seja, com mais 4,5 milhões de euros transacionados quando comparado com o seu homólogo. Apresenta, no entanto uma quebra de 12,20% no preço médio da tonelada de produto;
  • A China mantém a segunda posição, contudo, com contrações em todos os indicadores: -16,87% em volume de negócio, ou seja, menos 4,2 milhões de euros; -14,55% na quantidade de produto exportada, menos 29 mil toneladas de produto, e; uma quebra no preço médio da tonelada de 2,71%;
  • A Espanha, mantém o 3º lugar, com uma subida de 5,39% em volume de negócio, correspondendo a mais 1 milhão de euros transacionados. Apresenta uma quebra na quantidade de produto exportado, com um reflexo positivo de 13,34% de aumento no preço medio da tonelada de produto;
  • Os Estados Unidos sobe novamente para a quarta posição, com um aumento do volume de negócio superior a 26%, mais 2,5 milhões de euros, com uma ligeira quebra na quantidade de produto exportado de 2,85%, a qual também tem um reflexo positivo na valorização do produto, com um aumento de 30,32% face ao seu homólogo;
  • A Alemanha, agora na quinta posição, apresenta quebras em quase todos os indicadores, à exceção da valorização do produto, com um aumento de 23,54%. O volume de negócio apresente uma quebra de quase 22%, acompanhada também pela quebra, de maior expressão, 36,80%, na quantidade de produto exportado;
  • O Reino Unido caiu para a sexta posição, com um aumento de 12,71% nas transações comerciais e uma variação igualmente positiva de 5,37% nas quantidades de produto exportado. Aponta-se ainda uma valorização do produto, quase na casa dos 7%.

 


O mês de abril de 2023, regista regista uma ligeira quebra quando comparado com o seu homólogo de 2022, tendo, no entanto, o seu desempenho registado valores superiores a 2021. 


Para mais detalhes, descarregue o Boletim Mensal da Estatística do Comércio internacional.

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