Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

MINE.THE-GAP: INTERNATIONAL CLUSTERING WORKSHOP

O consórcio do Projeto Mine.the.Gap, do qual a ASSIMAGRA e o Cluster dos Recursos Minerais de Portugal fazem parte, voltou a juntar-se este mês de outubro no Porto, no âmbito do Workshop “International Clustering”, com o objetivo de desenvolver novas ideias de projeto para a cadeia de valor das matérias-primas.

Esta sessão de trabalho foi dinamizada pelo consórcio MINE.THE.GAP e realizada em parceria com o projeto GREEPEG, do qual são parte integrante a FELMICA – Minerais Industriais e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Esta realização em parceria com outro projeto de relevância teve como objetivo uma forte contribuição para a troca de experiências e criação de sinergias entre atores e projetos.

A sessão da manhã se concentrou-se na partilha de experiências. O projeto GREENPEG e algumas das PMEs selecionadas financiadas pelo MINE.THE.GAP apresentaram as suas tecnologias inovadoras para o setor e sua experiência com a implementação e desenvolvimento de projetos através de instrumentos europeus. Também houve lugar a uma apresentação sobre o papel dos clusters no estímulo da colaboração inter-regional das empresas e do potencial facilitador do acesso aos instrumentos de financiamento europeu para as empresas.

A sessão interativa da tarde permitiu aos participantes a troca de ideias para potenciais projetos, saberem que avisos de concurso estão abertos ou e irão abrir e criar laços com potenciais parceiros.

O MINE.THE.GAP é um projeto europeu que visa a criação e integração de novas cadeias de valor industrial para PME nos setores das matérias-primas minerais (minas e pedreiras) através das TIC, Economia Circular, eficiência de recursos e apoio à inovação avançada de fabrico, Financiado pela União Europeia, através do Programa Horizonte 2020.

 
FaLang translation system by Faboba