Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

PEDRA PORTUGUESA GARANTE PRESENÇA DE PESO EM ITÁLIA NA PRINCIPAL FEIRA INTERNACIONAL DO SECTOR



Considerada a mais importante feira do mundo dedicada à Pedra Natural, tecnologias de extracção e processamento, design e formação, a MARMOMAC vai contar, este ano, com uma presença de peso da Pedra Portuguesa.

Fazendo jus ao 4º país da europa mais exportador, e 8º no mundo, as 41 empresas portuguesas presentes na MARMOMAC, através da ASSIMAGRA, a associação sectorial, vão ser o 4º maior expositor da feira, ocupando um total de 1600 m2.

Numa feira que conta, habitualmente, com mais de 1600 empresas expositoras, oriundas de mais de 150 países, a presença da Pedra Portuguesa com a quarta maior presença em número de empresas expositoras, demonstra a afirmação de um sector que, nos últimos anos, tem apresentado um importante ritmo de crescimento das exportações em valor e em quantidade.

Para Miguel Goulão, Vice-Presidente Executivo da ASSIMAGRA, “o esforço promovido pelas empresas ao longo da última década para se reposicionarem no mercado, criando as capacidades internas para acrescentarem valor à sua própria matéria-prima, permitiu que colocassem produtos e soluções no mercado de alto valor acrescentado e com um reconhecimento crescente e continuado em todo o mundo”.

E acrescenta que “neste contexto, a participação portuguesa na 54ª edição da MARMOMAC, em Verona, Itália, vai afirmar esta capacidade diferenciadora da indústria nacional da Pedra Natural e dar ainda mais peso à marca Portugal, ao apostar na inovação tecnológica e no design e concepção de produto”.

As exportações portuguesas de Pedra Natural valem cerca de 390 milhões de euros, para um total de 1,9 milhões de toneladas, o que representa uma quota de mercado de cerca de 2,6%.

2018 foi o melhor ano de sempre em termos de exportações, desde que há registos, com o crescimento do preço por tonelada em mercados tão importantes como a França, a Espanha, a Alemanha e os Países Baixos. Em termos de quantidade, verificou-se, também, o aumento das exportações para mercados tão exigentes como a França, a China e a Espanha.

Em termos de diversidade do produto exportado, vale a pena destacar que Portugal é o 5º maior exportador de Ardósia, com 4,9% de quota de mercado, o 6º país no ranking das exportações de Mármore e Calcário em bloco, com 4,1% de quota de mercado, e o 7º nas exportações mundiais de Mármores e Calcários processados, com 2,1% quota de mercado.

Em Portugal existem 2260 empresas produtoras de rochas ornamentais, das quais 920 são exportadoras.

Projecto Co-Financiado pelo PORTUGAL2020/COMPETE2020

Fotografia © Joana Linda