Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

PRIMEIRA PEDRA - SAVE THE DATE



Em 2020 celebram-se os 4 anos do programa Primeira Pedra. Lisboa será palco de um grande evento que será marcado por dois momentos distintos: uma conferência e uma exposição retrospectiva.

A partir de dia 27 de Junho de 2020, os 37 projectos e as mais de 50 peças criadas no âmbito desta iniciativa, que reuniu 33 designers, arquitectos e artistas de todo o mundo, serão apresentados nos espaços interiores e exteriores do Museu dos Coches, em Lisboa. Na mesma data ocorrerá também uma conferência sobre todos os temas abordados pelo programa. Este momento reunirá um número significativo de participantes da Primeira Pedra, assim como um conjunto de convidados especiais.



@Ricardo Gonçalves

Ao longo dos últimos quatro anos, o programa tem desenvolvido projectos de investigação e desenvolvimento centrados nas características únicas da pedra portuguesa. Em grande proximidade com a indústria nacional de extracção e transformação deste material, Primeira Pedra tem convidado alguns dos nomes mais consagrados das áreas do design, da arquitectura e, mais recentemente, da arte, a imergir no fascinante universo da pedra portuguesa, assim como a criar novas obras recorrendo a este recurso natural, explorando abordagens pouco convencionais e salientando a sua intemporalidade.

Entre 2016 e 2017, anos que correspondem à primeira parte do programa, foram realizados 3 projectos – Resistance, Still Motion e Common Sense – que se materializaram na criação de 26 obras em pedra portuguesa e na organização de exposições em Veneza, Milão, Weil am Rhein, São Paulo, Londres e Nova Iorque. A segunda fase do programa deu origem ao projecto Mint Street, em Londres, e à exposição Expanded, em Veneza, às quais se somarão ainda uma intervenção em Nova Iorque, outra em Paris e uma exposição retrospectiva em Lisboa, no novo Museu Nacional dos Coches.

Reserve o dia 27 de Junho de 2020 na sua agenda!