Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

RECONHECIMENTO DO LIOZ COMO ROCHA PATRIMÓNIO MUNDIAL

Reconhecimento do calcário LIOZ como ROCHA PATRIMÓNIO MUNDIAL pela Subcomissão do Património Geológico da IUGS (International Union of Geological Sciences), é agora homologado e certificado por esta entidade cientifica que trabalha em colaboração com a UNESCO. 

Este reconhecimento resulta de uma proposta feita em 2017, fundamentada através do trabalho “Lioz – a Royal Stone in Portugal and a Monumental Stone in Colonial Brazil”, desenvolvido pela Prof. Zenaide Silva, publicado na Revista Científica GEO HERITAGE, pela Springer, em novembro de 2017, que culminou na aceitação do Lioz como rocha Património Mundial pela Subcomissão do Património Geológico da IUGS, anunciada em 2018.


Agora, em 2023, é finalmente homologado e certificado o reconhecimento como rocha património mundial, um tributo à riqueza geológica e cultural de Portugal, preservando e celebrando uma parte essencial da nossa herança. Uma homenagem merecida a esta pedra que esculpe não apenas monumentos, mas também a identidade e história dos dois países, Portugal e Brasil.

 

 

FaLang translation system by Faboba