Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

VALORES DAS EXPORTAÇÕES DE NOVEMBRO APONTAM 2021 COMO MELHOR ANO DE SEMPRE



Ficando a faltar apenas os dados do mês de dezembro para fechar o ano, os valores das exportações de novembro, apontam 2021 como melhor ano de sempre. Os valores mensais acumulados até novembro, apresentam um crescimento em volume de negócio de exportações de 16,35%, correspondendo a mais de 402 milhões de euros, acompanhados de um crescimento de mais 18,21% de quantidade de produto exportado, cerca de 2 milhões e 25 mil toneladas. O mês homólogo de 2020 apresentava, a esta data, 346 milhões em volume de negócio de exportações, correspondendo a 1 milhão e 700 mil toneladas de produto. Assim 2021, apresenta, para o mesmo período, mais 56,5 milhões de euros, com mais 312 mil toneladas de produto face a 2020. Outro fator que também contribui para um desempenho positivo é o esbater da quebra do preço médio por tonelada exportada, o qual tem vindo a decrescer ao longo do ano e que, entre outubro e novembro, apresentou uma diminuição na quebra de cerca de 1%, apresentando atualmente uma quebra de 1,57% face ao mesmo período de 2020.



O mercado europeu continua a ser o que apresenta maior desempenho, correspondendo a 52% do volume de negócio das exportações de pedra natural. Este mercado é também aquele que contribui de forma positiva para a tendência de crescimento do preço médio de produto, sendo o único a mostrar um ligeiro crescimento. O destino das exportações continua a ser liderado pela China, com um crescimento de quase 34% em volume de negócio de produto exportado (84 milhões de euros) e de 25% em quantidade de produto exportado (720 mil toneladas). Sublinha-se ainda que a China apresenta também um crescimento significativo do preço médio do produto, com um aumento de 6,6%. Segue-se a França, com 74 milhões de euros, significando um aumento de 15% em volume de negócio de exportações e que correspondem a 274 mil toneladas de produto, apresentando estas também um aumento face a 2020 de cerca de 17%. A Espanha ocupa da terceira posição com um crescimento de 11% (41 milhões de euros), mais 4 milhões que no homólogo de 2020 e de quase 20% em quantidade de produto exportado (355 mil toneladas), que corresponde a um aumento de mais 59 mil toneladas que em 2020. Tanto a França como a Espanha são, no mercado europeu e no top 10 dos destinos da pedra natural portuguesa, os países que mais contribuem para a quebra de preço médio da tonelada de produto, com quebras de 1,25%, para a França e de 7,33% para o caso da Espanha. Os restantes países que compõem os 10 principais destinos da pedra natural Portuguesa apresentam todos eles valores bastante substanciais de aumento das exportações, com principal destaque para os Estados Unidos da América e Países Baixos, com 31% e 21%, respetivamente. Estes estão também no leque de países que mais contribuem com um crescimento, bastante robusto, no preço médio da tonelada de produto, com subidas na ordem dos 11/12%. Nas subidas de preço destacam-se também a Arábia Saudita e Alemanha. Os dados relativos ao mercado do Reino Unido, com o BREXIT, apesar da sua importância, não são possíveis de tratamento estatístico comparativo, uma vez que neste momento as contas foram desagregadas entre Reino Unido (não incluindo a Irlanda do Norte) e Reino Unido (Irlanda do Norte), no entanto, constata-se que o somatório dos valores apresentados para estes dois mercados, 22,1 milhões de euros e de 1,6 milhões de euros, Reino Unido (não incluindo a Irlanda do Norte) e Reino Unido (Irlanda do Norte), respetivamente, colocam estes dois mercados agregados, com valores acima dos que se verificaram tanto em 2020, como 2019, com valores a esta data de 19,8 e de 21,9 milhões de euros, respetivamente, apresentando uma subida agregada de cerca de 16% face a 2020.



Para o período em análise, 2015 a 2021, o mês de novembro foi o que apresentou melhor desempenho, quando comparado com os homólogos desde período, superando inclusive o novembro de 2019, ano em que as exportações atingiram o seu expoente máximo, em mais de 4 milhões de euros de volume de negócio.



Para mais detalhes, descarregue o Boletim Mensal da Estatística do Comércio Internacional.

FaLang translation system by Faboba