Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

WORKSHOP: FORNECIMENTO RESPONSÁVEL E RASTREABILIDADE DE MATÉRIAS-PRIMAS CRÍTICAS

O INTRAW (International Raw Materials Observatory), do qual a ASSIMAGRA é membro fundador e da Direção, em conjunto com a Federação Europeia de Geólogos (EFG) e a Iniciativa sobre Geologia Forense (IFG), irão organizar um workshop sobre o fornecimento responsável e a rastreabilidade de matérias-primas críticas (CRMs) no dia 14 de novembro de 2023, das 13h00 às 18h00 CET, em Bruxelas, durante a Raw Materials Week 2023, anualmente promovida pela Comissão Europeia.

Sobre o workshop

A nossa civilização é profundamente dependente de recursos minerais, sem os quais nosso modo de vida seria drasticamente diferente. À medida que a procura por matérias-primas geológicas críticas — que incluem metais básicos, elementos de terras raras, metais do grupo da platina e metais como cobalto, tungstênio, tântalo e estanho — cresce exponencialmente, também cresce a necessidade de abordar as questões éticas e de segurança relacionadas ao seu fornecimento.

Estas matérias-primas são especialmente críticas para o desenvolvimento de tecnologias de conversão energética, sistemas de informação e infraestruturas globais. Contudo, nas suas cadeias de fornecimento podem presentes atividades ilícitas, muitas vezes beneficiando organizações criminosas, cartéis ou até mesmo grupos terroristas.

Objetivos do Workshop

O principal objetivo deste workshop é esclarecer o papel crucial que os geólogos, em colaboração com autoridades internacionais, desempenham na deteção e prevenção de atividades criminosas, tais como falsificação de documentos, roubo, extorsão e adulteração de materiais. Também serão abordados métodos inovadores de determinação da proveniência, como a geolocalização preditiva, e técnicas de rastreabilidade, visando assegurar um fornecimento responsável dessas matérias-primas críticas.

Estes e outros assuntos relacionados com estas matérias, serão o objeto deste workshop, pelo que se tiver interesse em participar deverá fazer a sua inscrição clicando aqui.

FaLang translation system by Faboba