Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

VHILS JUNTA-SE AO PROGRAMA PRIMEIRA PEDRA

Em EXPANDED os artistas são desafiados a criarem obras para o espaço público concebidas para expandirem percepções de espaço, escala, tempo e lugar. Desenhadas para serem produzidas em pedra portuguesa e pela indústria nacional, vão, em conjunto, definir um momento de experimentação e diálogo com o público, sublinhando o valor da arte e da cultura em locais que ultrapassam o circuito mais fechado dos museus ou das galerias.

EXPANDED é um projecto de exploração e pesquisa cultural que já apresentou criações originais de Carsten Höller, Julião Sarmento e Marina Abramović na 58ª Bienal de Arte de Veneza em 2019. A esse núcleo inicial reuniram-se em 2020 Fernanda Fragateiro e Ai Weiwei, cujos projectos estão em produção.

Vhils junta-se agora à Primeira Pedra, programa que ao longo dos últimos seis anos produziu já mais de 70 obras criadas por 36 dos mais renomados e interessantes designers, arquitectos e artistas plásticos, nacionais e internacionais, da actualidade, feitos em pedra portuguesa e pela indústria nacional.

Alexandre Farto aka Vhils (n. 1987) desenvolveu uma linguagem visual singular com base na remoção das camadas superficiais de paredes e outros suportes através de ferramentas e técnicas não convencionais. Começou a interagir com o espaço urbano através da prática do graffiti no início da década de 2000. Descascando as camadas da nossa cultura material como um arqueólogo urbano contemporâneo, Vhils reflecte sobre o impacto da urbanidade, do desenvolvimento e da uniformização global sobre as paisagens e a identidade das pessoas.

Destruindo para criar, Vhils formula proposições visuais poderosas e poéticas a partir de materiais que a cidade rejeita, humanizando zonas deprimidas com os seus comoventes retratos em grande escala. Desde 2005, tem apresentado o seu trabalho à volta do mundo em exposições, eventos e outros contextos – do trabalho com comunidades nas favelas no Rio de Janeiro a colaborações com reputadas instituições como o Contemporary Arts Center (Cincinnati), Le Centquatre-Paris (Paris), CAFA Art Museum (Pequim), Hong Kong Contemporary Art Foundation (Hong Kong), Palais de Tokyo (Paris), Fundação EDP (Lisboa), e o Museum of Contemporary Art San Diego (San Diego), entre outras.

Um ávido experimentalista, além da sua inovadora técnica de escultura em baixo-relevo, Vhils tem desenvolvido a sua estética pessoal numa multiplicidade de suportes: da pintura com stencil à gravura em metal, de explosões pirotécnicas e vídeo a instalações esculturais. Também já realizou vários videoclipes, curtas metragens e duas produções de palco. Vhils trabalha com várias galerias de renome, de onde se destacam a Galeria Vera Cortês (Portugal), a galeria Danysz (França e China) e a galeria Over the Influence (Hong Kong e EUA). A sua obra encontra-se representada em diversas colecções públicas e privadas em vários países.

Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa

Empresas de Produção e Transformação

Airelimestones / Airemármores / Ardósias Valério e Figueiredo / AGF / Comármore / Dimpomar / ETMA / Ezequiel Francisco Alves / Farpedra / Fátima Stones / Formas de Pedra / Gárgula Gótica / Joaquim Duarte Urmal & Filhos /Julipedra / LSI Stone / Manuel & Cardoso / Marfilpe / Marmocazi / Mármores da Granja / Mármores Galrão / Mocapor / Moca Stone / MVC – Mármores de Alcobaça / Pedramoca / Pedra Secular / Polimagra / Solancis / Solicel / Solubema / Transgranitos