As Associações Europeias Cerame-Unie, Eurogypsum, Euromines, Euroroc, EUSALT, EXCA European Expanded Clay Association, IMA-Europe, UEPG felicitam a Comunicação da Comissão “Resiliência de Matérias-Primas Críticas: Traçando um Caminho para uma Maior Segurança e Sustentabilidade”.
Esta comunicação confirma os princípios da Raw Materials Initiative, lançada em 2008 com o principal objetivo de assegurar um abastecimento sustentável e seguro de matérias-primas minerais à indústria e à sociedade europeias, através de 3 pilares equilibrados. É ainda de salientar o lançamento da European Raw Materials Alliance (ERMA), que visa tornar a Europa economicamente mais resiliente, diversificando as suas cadeias de abastecimento, criando empregos, atraindo investimentos para a cadeia de valor das matérias-primas, promovendo a inovação, formação de jovens talentos e contribuição para o melhor enquadramento capacitador das matérias-primas e da Economia Circular a nível mundial.
A ASSIMAGRA revê-se integralmente nos princípios orientadores destas duas iniciativas, subscrevendo-as através das duas associações europeias que faz parte – EUROMINES e EUROROC.
Informamos ainda que, neste mesmo âmbito, o INTRAW – Observatório Internacional dos Recursos Minerais, do qual a ASSIMAGRA é parte integrante da Direção, também se irá juntar formalmente a esta iniciativa pelo que irá integrar a ERMA – European Raw Materials Alliance.
Estima-se que população global possa chegar aos 9 mil milhões até 2030, dos quais, 3 mil milhões de novos consumidores de classe média. Todos eles com o direito de garantir seu sustentabilidade de forma digna e, se possível, aumentar o seu padrão de vida, o que fará com que a procura de produtos e matérias-primas relacionadas aumente ainda mais.
Para enfrentar este desafio e realizá-lo com matérias-primas de origem sustentável, é necessário uma mudança para uma produção mais eficiente em termos de recursos, uma maior recuperação e reprocessamento ao longo das diversas cadeias de valor. Também se revela fundamental a determinação das melhores soluções para o fim da vida útil dos produtos.
As matérias-primas minerais são fundamentais para o nosso quotidiano, mas, como indispensáveis, serão também decisivas para uma transição para uma Sociedade de Baixo Carbono.
Consulte esta Comunicação na íntegra e conheça os princípios que alicerçam a Sustentabilidade do Uso das Matérias-Primas Minerais: