Fechados três trimestres de 2022, os dados provisórios mostram que o setor já exportou mais de 374 milhões de euros. Apontam ainda uma tendência de continuidade no crescimento do volume de negócio com +14,22% face ao homólogo de 2021, verificando-se, no entanto, a continuidade no abrandamento do crescimento verificado durante o primeiro semestre do ano. A valorização do produto continua a crescer face a valores homólogos, registando 19,62% de aumento face a setembro de 2021. Estes dados do desempenho acumulado de setembro apontam que Portugal já exportou para 114 países e que as exportações para a Europa representam cerca de 57% do total exportado, em linha com os valores de histórico mensal do presente ano. Uma nota para as quantidades de produto exportadas que apresenta uma quebra de 4,51%, face ao homólogo de 2021.
Apesar do ligeiro abrandamento, o setor continua a apresentar um crescimento do seu volume de negócio de exportação, face ao mesmo mês de 2021, de 14,22%. A acompanhar este desempenho, também a valorização do produto apresenta valores de crescimento notáveis, uma vez que estão quase com um aumento de 20% (19,62%), face a 2021. As quantidades exportadas são o único indicador que apresenta um decréscimo de -4,51%, valor este que também sustenta a valorização do produto face a 2021, não sendo obviamente a única variável a concorrer para o efeito, uma vez que praticamente todos os mercados do nosso top 10, apresentam crescimentos, tanto em quantidades exportadas, como em volume de negócio.
Face ao homólogo de 2021, melhor ano de sempre das exportações de pedra natural, estes nove meses de 2022, apresentam, em volume de negócio, de quase mais 47 milhões de euros, que contribuem para um total de exportações superior a 374 milhões de euros, face aos 328 milhões de 2021. O setor exportou 1 593 mil toneladas de produto, que quando comparados com o homólogo de 2021, correspondem a menos 4,51%.
O mercado europeu mantém-se na liderança, com um rácio de cerca 57 % face ao total exportado mundialmente e o setor apresenta registo de exportações para um total de 114 países. Apontam-se ainda quebras em volume de negócio para os PALOP e países da OPEP, no valor de -3,13 e de -9,96%, respetivamente, os quais apresentam uma ligeira recuperação face aos valores de desempenho apresentados no mês passado.
Os destinos das exportações continuam a ser liderados pela França, com um crescimento de volume de negócio superior na casa dos 11%, a que corresponde também 2,87% de aumento nas quantidades de produto exportado. Segue-se a China, com uma queda em volume de negócio superior a 31%, acompanhada de uma quebra superior a 38%, na quantidade de produto exportado. Nos dez primeiros mercados destino, este é o único país a apresentar uma retração no seu desempenho e que corresponde a menos 22 milhões de euros em volume de negócio, face a 2021. Em terceiro lugar, surge a Espanha, com um crescimento do volume de negócio de quase 38%, acompanhado pelo aumento da quantidade de produto de 20,67%. No top 10 dos destinos, à exceção da China, todos os países apresentam crescimentos substanciais, onde se destacam a Índia, com 114,73%, a Bélgica, com 40,86%, a Suécia, com 38,05% e a Alemanha com 35,57%. Os restantes países apresentam todos crescimento bastante robustos, sempre com valores de dois dígitos de crescimento.
Em relação à valorização de produto, nos dez primeiros destinos, todos os países apresentam crescimentos, destacando-se a Alemanha, com 21,03%, a Bélgica, com 19,91% e a Índia, com 14,44%. O crescimento mais comedido, ainda que bom, é o da Suécia, com 2,18% face a preços do mesmo mês de 2021.
Este setembro, apresenta-se como o melhor mês de setembro de todo o período em análise.
Para mais detalhes, descarregue o Boletim Mensal da Estatística do Comércio internacional.