A cidade de Lisboa irá receber em princípios de Outubro o início dos trabalhos do monumento em calçada portuguesa que nasce em honra de todos os trabalhadores que estiveram na linha da frente e em destaque, no combate à covid-19.
Esta iniciativa surgiu pelas mãos da Assimagra (Associação da Indústria dos Recursos Minerais de Portugal) e foi proposta à Associação de Calçada Portuguesa, que rapidamente encontrou 5 parceiros disponíveis para concretizar esta ideia honrosa.
NASCE UMA GRANDE ÁREA DE CALÇADA PORTUGUESA ARTÍSTICA EM LISBOA
Quem o diz à rádio TSF é António Prôa, secretário-geral da Associação de Calçada Portuguesa, que confirma que esta homenagem em calçada portuguesa será, a primeira obra original do género, a ser construída neste século.
Este agradecimento será feito devido ao apoio incondicional de 5 parceiros, a ROC2C, a câmara municipal de Lisboa, a junta de freguesia das Avenidas Novas, a câmara municipal de Porto de Mós e a Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
Em relação à Faculdade, será lançado um concurso de ideias para que a comunidade (alunos e professores) intervenham e apresentem a sua criatividade até finais de julho, tendo depois um júri a tarefa de selecionar a melhor ideia, posteriormente apresentada entre Setembro e início de Outubro.
Esta foi a forma encontrada para agradecer o apoio e a dedicação extraordinária dos trabalhadores das mais variadas áreas da sociedade portuguesa, que mantiveram (e mantêm) a sua atividade, para que a saúde, a economia e o país permaneçam de pé.
AVENIDA DA REPÚBLICA RECEBE O MONUMENTO EM CALÇADA PORTUGUESA
A partir de outubro começam os trabalhos feitos pelos mestres calceteiros da junta de freguesia das Avenidas Novas e da ROC2C, que orgulhosamente presta apoio, do princípio ao fim, a esta ideia que ficará na história do país.
Numa área de aproximadamente 300 metros quadrados, será assente pedra de calcário proveniente da Serra de Aire e Candeeiros, calçada portuguesa entregue de forma generosa pela Assimagra.
PORTO DE MÓS TAMBÉM CONSTRÓI HOMENAGEM AOS HERÓIS DO COVID-19
Para além do monumento que será criado junto ao hospital Curry Cabral (na zona do Campo Pequeno – no separador central da Avenida da Républica), também no concelho de Porto de Mós, nasce mais tarde uma obra-prima semelhante, numa das praças da cidade.
De referir que este concelho é um importante ponto de extração de pedra calcária, que dá origem à calçada portuguesa e também o local de onde será retirada a pedra para o monumento de Lisboa.
UM MOMENTO HISTÓRICO PARA A ROC2C – HOMENAGEM AOS HERÓIS
A ROC2C aceitou de imediato o convite para participar nesta homenagem, pois acredita que os valores e a história deste momento desafiante, que todos enfrentamos, devem ficar espalhados na tão conhecida calçada portuguesa.
O nosso país conta com vários séculos de histórias, de conquistas, momentos de sofrimento, mas acima de tudo períodos em que a resiliência portuguesa venceu e fez-nos chegar mais longe.
Na ROC2C acreditamos que juntos e em união vamos ultrapassar esta barreira chamada coronavírus, que a nossa força aguentará e passará por este mar de tormentas, tal e qual os nossos antepassados fizeram.
Este monumento que nasce na Avenida da República ficará na história e um dia as futuras gerações perceberão quão corajosos somos, fomos e seremos sempre.
Obrigado a todos os portugueses presentes na linha da frente, por todo o vosso trabalho, dedicação e por irem buscar forças ao profundo da alma.