Assimagra

Portuguese Mineral Resources

LANÇAMENTO DA REDE S.TONE

No passado dia 22 de julho, a ASSIMAGRA, em conjunto com os seus parceiros nacionais, realizou o Webinar de Lançamento da Rede S.TONE, onde foi apresentada às empresas o conceito e estrutura da Rede e Marca, assim como os parceiros nacionais e internacionais que atualmente a compõem.

A Rede e Marca S.TONE surgem como resposta a algumas necessidades das empresas, onde se destacam as seguintes:

    • A Pedra Natural Portuguesa está obrigada à sua certificação, através da Marcação CE de alguns dos seus produtos, a qual engloba o controle de produção em fábrica e a realização de ensaios de caracterização física e mecânica dos Produtos;

 

    • As Empresas de Pedra Natural, são maioritariamente exportadoras e estão expostas à competitividade e exigências de qualidade no mercado internacional;

 

    • As Empresas de Pedra Natural, maioritariamente exportadoras, estão expostas à competitividade e exigências de qualidade no mercado internacional;

 

    • Dentro do próprio mercado europeu, passando obviamente por mercados fora da Europa como é o caso dos EUA, os clientes da Pedra Natural Portuguesa apresentam, com muita frequência, dificuldades às empresas portuguesas no reconhecimento da qualidade e fiabilidade dos ensaios realizados em Portugal, assim como dos próprios laboratórios que realizam estes ensaios.

Estas e outras preocupações estão na base da criação desta Rede e para isso, foi realizado um trabalho a nível regional, nacional e internacional a diversos níveis:

    • Por um lado, a procura de parceiros regionais e nacionais capazes de responder às diferentes exigências do mercado, com soluções técnicas e serviços;

 

    • Da mesma forma, foi encetado um trabalho internacional para criar um grupo de parceiros internacionais, complementar à oferta regional e nacional. Também eles capazes de responder tecnicamente às solicitações, mas ainda com o objetivo de, como laboratórios de confiança no mercado, terem também o papel de consolidação da confiança na relação interlaboratorial com Portugal, sob a Rede e Marca S.TONE.

Durante a sessão, a ASSIMAGRA apresentou o conceito da Rede e Marca, aquilo que esteve na sua génese, a tipologia de serviços que estão abrangidos, o portal S.TONE, assim como a atual constituição regional, nacional e internacional em termos de parceria.

Os parceiros regionais e nacionais CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, FRONTWAVE, ITECONS – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia e o Laboratório LITHOS – Laboratory for Innovation and Technological Hub for Ornamental Stone, por sua vez, tiveram a oportunidade de se apresentar a si, como também os serviços que estão abrangidos no âmbito desta rede e marca e obviamente orientados para o Setor.

Esta iniciativa não seria possível concretizar desta forma e com estes resultados, sem o apoio do Alentejo2020, que se revelou fundamental para alavancar o início desta Rede. Pela primeira vez e fruto do trabalho desenvolvido, conseguiu-se juntar organizações que naturalmente competem entre si, a trabalhar juntas e em parceria, sob um mesmo desígnio. Sublinha-se ainda, como grande mais valia desta parceria a presença do Laboratório do Estado como parceiro da Rede S.TONE, o que reforça ainda mais a importância da mesma e o sucesso do trabalho conseguido.

Disponibilizamos as apresentações que foram realizadas durante a sessão para que possam ter acesso a toda a informação e, para quem não conseguiu marcar presença nesta sessão, publicamos, abaixo, a gravação da mesma.