Como os nossos Associados se recordarão, o Projeto Primeira Pedra II, foi lançado no dia 31 de outubro, em Londres, com a inauguração MINT STREET, um landmark project em pedra portuguesa para o London Design Festival 2018.
A primeira edição do Primeira Pedra, desenvolvida entre 2016 e 2017, concretizou 3 grandes projetos de investigação e desenvolvimento – Resistance, Still Motion e Common Sense – que se materializaram através de exposições e apresentações em Veneza, Milão, Weil am Rhein (Basileia), São Paulo, Londres e Nova Iorque. Convidando alguns dos nomes nacionais e internacionais mais sonantes das áreas do design e arquitetura, estes projetos posicionam-se como uma homenagem à extraordinária versatilidade desta matéria-prima intemporal.
A segunda edição, permanecendo fiel ao seu objetivo de revelar as possibilidades da Pedra Portuguesa, juntamente com a realidade sociocultural que a sua indústria integra, Primeira Pedra está a desenvolver novos projetos até 2020 com mais arquitetos e designers, ampliando também o seu campo de acção através da integração de artistas. Focando todas as etapas e dimensões deste material e o seu impacto no meio ambiente, estes novos projetos exploram abordagens pouco convencionais, reinventando a pedra através do uso de outros materiais e conceitos alternativos.
O projeto consistirá num conjunto de ações de promoção coletivas num novo paradigma e em mercados específicos para a Pedra Natural, capazes de induzir efeitos sustentáveis na internacionalização deste setor de atividade. Através de uma grande campanha de comunicação internacional assente na associação da pedra portuguesa a novos protagonistas do design, das artes plásticas e da arquitetura, será reforçada e amplificada a trajetória de diversificação das exportações e de produto, iniciada com a primeira edição do projeto PRIMEIRA PEDRA.
Neste âmbito é objetivo PRIMEIRA PEDRA, entre outros, formalizar e solidificar uma rede internacional de Embaixadores da Pedra Portuguesa, que serão representantes em permanência, nos mais variados locais, do cluster nacional. Assim, já no dia 11 de fevereiro terá inicio o conjunto de visitas que estes embaixadores farão ao nosso setor, com a presença do arquiteto Philip Yuan à Zona dos Mármores, onde se fará a visita a uma pedreira e a uma fábrica. Esta visita está a ser organizada em conjunto com o Cluster dos Recursos Minerais de Portugal e as empresas FJ COCHICHO e DIMPOMAR.
O objetivo destas visitas técnicas é permitir aos futuros Embaixadores da Pedra Portuguesa conhecerem os diferentes materiais de que dispomos, entender as condições geológicas que lhes estão na origem e os processos em fábrica. Estes 3 vetores de conhecimento tem o objetivo de influenciar direta e indiretamente, não só a capacidade de comunicar a Pedra Portuguesa com mais propriedade, mas também aquilo que são os processos de criatividade associados so design dos projetos.
Este projeto tem o apoio do PORTUGAL2020/COMPETE2020