Assimagra
Portuguese Mineral Resources
INTERSTONE 2021/2023
DESIGNAÇÃO DO PROJETO: INTERSTONE 2021/2023
PROJECTO N.º: 179265 (POCI-02-0752-FEDER-179265)
APOIO NO ÂMBITO DO SISTEMA DE INCENTIVOS: PROJETOS CONJUNTOS – Internacionalização
PROGRAMA OPERACIONAL: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
INVESTIMENTO TOTAL DO PROJETO ELEGÍVEL: 2.648.214,71 €
INCENTIVO: 1.431.777,50 €
DATA DE APROVAÇÃO: 18-04-2022
DATA DE INÍCIO: 01-07-2021
DATA DE FIM: 30-06-2023
LOCALIZAÇÃO DO PROJETO (NUTS II):
- Norte: 13.51 %
- Centro: 37.84 %
- Lisboa: 5.41 %
- Alentejo: 43.24 %
SÍNTESE DO PROJETO
Enquadrado no PORTUGAL2020, Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização (POCI), a ASSIMAGRA está a desenvolver o projeto conjunto INTERSTONE 2021/2023 (POCI-02-0752-FEDER-038085).
O projeto pretende dar continuidade ao trabalho conjunto de alargamento e crescimento da base exportadora das empresas do setor da pedra natural portuguesa para fins ornamentais, com o objetivo de promover a competitividade internacional dos seus produtos e serviços por via da internacionalização.
OBJECTIVOS E RESULTADOS
A ASSIMAGRA assume, como principal objetivo na sua relação com as empresas (conta com mais de 200 associados), a criação de iniciativas/ações orientadas para aumentar a competitividade nas empresas e nos territórios onde se inserem que, no caso concreto, são na sua grande maioria territórios de baixa densidade.
Tem procurado ao longo dos anos reforçar as suas competências, a partir do ano 2000 a Associação inicia a promoção de projetos de internacionalização mais abrangentes. Desde essa altura que a ASSIMAGRA lidera a participação de empresas portuguesas em diversas ações como a MARMOMACC, em Itália, ação exclusivamente dedicada ao setor da Rocha Ornamental e o Big 5 Show, no Dubai e participa em ações lideradas por outras associações setoriais como a Coverigs, nos EUA, a Mosbuild, na Rússia e a Interbuild em Londres, entre muitas outras. A ASSIMAGRA aderiu ao CLUSTER DA PEDRA NATURAL, em 2008 (agora CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS) e as suas ações de internacionalização começaram a representar este eixo estratégico dos seus planos de ação. Com o início dos projetos INTERSTONE, verifica-se o assumir de uma estratégia própria com vista ao reforço da capacidade competitiva das empresas e da valorização dos seus produtos.
A estratégia apresentada neste projeto contribuirá para o reforço da capacidade exportadora das empresas portuguesas do setor dos recursos minerais, incidindo sobre aspetos da sua competitividade internacional, visando o conjunto de ações propostas no INTERSTONE 2021/2023, aumentar a notoriedade das empresas e dos seus produtos e serviços nos mercados internacionais, contribuindo por essa via para o crescimento das exportações de bens e serviços do Cluster dos Recursos Minerais.
As ações propostas em feiras internacionais são :I. PARTICIPAÇÃO CONJUNTA EM MERCADOS TRADICIONAIS MAS DE GRANDE IMPACTO SETORIAL COM UM HISTÓRICO INCOMPARÁVEL DE PRESENÇAS LIDERADAS PELA ASSIMAGRA:
– Itália (MARMOMAC 2022);
– Estados Unidos da América (COVERINGS 2022);
– China (XIAMEN STONE FAIR 2022 e 2023).
Este são mercados com uma participação mais massiva e inovadora, uma vez que são consideradas as maiores feiras do mundo e a inovação será, com toda a certeza, um fator diferenciador para com a concorrência internacional.
II. PARTICIPAÇÃO CONJUNTA EM MERCADOS MAIS VERTICAIS OU COM POTENCIAL DE CONSOLIDAÇÃO
– Emirados Árabes Unidos (BIG 5 SHOW/MIDDLE EAST STONE 2022);
– França (ROCÁLIA 2021);
– Reino Unido (NATURAL STONE SHOW 2023);
Caso tenha interesse em participar em algumas destas atividades entre em contacto connosco rapidamente uma vez que o número de participantes é limitado em cada uma das atividades previstas.
NATURAL STONE SHOW 2023
Data: 6 a 8 de junho | Local: Londres (Reino Unido)
XIAMEN STONE FAIR 2023
Data: 5 a 8 de junho | Local: Xiamen (China)
MIDDLE EAST STONE 2022
Data: 5 a 8 de dezembro | Local: Dubai (Emirados Árabes Unidos)
STONEMART 2022
Data: 10 a 13 de novembro | Local: Jaipur (India)
MARMOMAC 2022
Data: 27 a 30 de setembro de 2022 | Local: Verona (Itália)
XIAMEN STONE FAIR 2022
Data: 30 de julho a 2 de agosto | Local: Xiamen (China)
COVERINGS 2022
Data: 5 a 8 de abril | Local: Las Vegas (USA)
MISSÃO INDIA 2022
Data: 29 e 30 de abril | Local: India
BUDMA 2022
Data: 1 de fevereiro a 4 de fevereiro | Local: Poznan (Polónia)
ROCÁLIA 2021
Data: 30 de novembro a 2 de dezembro | Local: Lyon (França)
GALA STONE BY PORTUGAL
- Plataformas digitais e marketplaces
- Desenvolvimento de Conteúdos Digitais
- Estudos de Mercado (Japão e Coreia do Sul)
A PARCERIA
Os desígnios da gestão do território nesta região permitiram que o setor se organizasse numa parceria robusta, unindo o setor extrativo, representado pela ASSIMAGRA (como entidade líder) e o ICNF, IP, que tem como principal responsabilidade a gestão dos seus recursos naturais. Esta parceria traduz, por si só, a grande diferença do que é hoje o setor, possibilitando que se obtivesse financiamento (Programa SIAC/COMPETE) para levar a cabo o projeto, reconhecido como âncora na Estratégia de Eficiência Coletiva do Cluster da Pedra Natural.
Este projeto conta com vários parceiros intervenientes, quer do Setor, quer do Território onde o mesmo se insere, designadamente:
As autarquias locais, nomeadamente Porto de Mós, Alcobaça, Rio Maior e Santarém e as autarquias, envolvidos através do estabelecimento de contratos de planeamento com a Assimagra, tendo esta última assumido a responsabilidade da elaboração dos Planos Municipais de Ordenamento do Território das AIE’s em estudo.
A Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) que se constitui como promotor dos projetos integrados em desenvolvimento nas cinco Áreas de Intervenção Específica
O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e o Centro Tecnológico do Setor (CEVALOR) com a valência ao nível do estudo dos recursos minerais existentes na região e das sensibilidades em termos da hidrogeologia.
Visa Consultores, Biodesign e outras entidades de consultoria e apoio técnico, com grande experiencia no setor e de reconhecida competência, que colocaram equipas no terreno para o desenvolvimento dos trabalhos de planeamento, do estudo das sensibilidades ambientais e dos projetos integrados.
Outras entidades locais, nomeadamente juntas de freguesia, com intervenção ao nível das decisões da gestão territorial.
As empresas com atividade extrativa nos núcleos estudados que subscreveram o projeto e contribuíram para a estratégia de lavra e de recuperação para as suas áreas ou pedreiras, propondo-se a cumprir os planos aprovados.
As vantagens inerentes a esta parceria foram muitas, mas acima de tudo, a vantagem de conseguir compatibilizar os interesses individuais das pedreiras com aquilo que é o interesse coletivo, quer das populações, quer os interesses de quem gere o território, com particular incidência nas Áreas de Intervenção especificas para que, a gestão do recurso mineral seja mais eficaz e mais orientada para a valorização ambiental do Parque Natural.