O Projeto InSAME aposta na aceitação social do Sector através de consórcio internacional liderado pelo Cluster dos Recursos Minerais de Portugal e com a parceria da ASSIMAGRA.
Cluster dos Recursos Minerais de Portugal lidera candidatura ERA MIN em consórcio com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e ASSIMAGRA e outros parceiros Internacionais.
Pretende-se, através de uma abordagem de Marketing e através do desenho de mapas de orientação prática e medidas mensuráveis, que o Consórcio Europeu propôs à medida ERA MIN 2, uma metodologia de forma a aumentar a aceitação social em relação ao sector extrativo na Europa.
O projeto “InSAME – Increasing Social Acceptance of Mining In Europe (InSAME)” irá juntar especialistas em Marketing, sociologia, gestão e economia, estatística e economia geológica, das entidades portuguesas já referenciadas e do CETEM – Centro de Tecnologia Mineral (Brasil), ICAMCyL Centro Internacional para materiais avançados e matérias primas (Espanha), GTK – Instituto Geológico (Finlândia).
A ERA-MIN 2 é uma rede pan-Europeia de programas de financiamento de investigação e inovação. Em Maio de 2019, serão comunicados os resultados do Concurso e caso o InSAME seja aprovado, terá início em Setembro de 2019.