RECORDE NAS EXPORTAÇÕES
338 milhões de euros. São estes os dados disponíveis e não corrigidos do INE (Instituto Nacional de Estatística), apontando 2017 como sendo o melhor ano de sempre do sector da Pedra Natural. Este valor ultrapassa em 0,43% o valor obtido em 2015 (valor um pouco superior a 336 milhões de euros) e supera os valores de 2016 (325 milhões) em 3,85%.
Os dados revelados este mês pelo INE e trabalhados pela ASSIMAGRA, revelam os valores os acima apontados e que são demonstradores da crescente capacidade de exportação do sector, ainda que num contexto de crescente pressão por parte de países como a Turquia, Índia e os mais tradicionais como Itália, Espanha e a própria China, Portugal continua a conseguir assumir um papel preponderante no mercado internacional.
No que diz respeito aos destinos, França continua a ser o nosso maior cliente, com cerca de 19% da quota, e com um crescimento de 3,21% em relação a 2016. De seguida aparecem a China, Espanha, Reino Unido e os Estados Unidos da América. Este último (EUA) merece um especial destaque uma vez que exportações para este destino aumentaram quase 19%. Todos os mercados acima apontados apresentaram crescimento que variou entre os 3,21% da França e os 10,14% do Reino Unido. Ainda no top 10 dos destinos destaca-se ainda o crescimento da Alemanha com cerca de 5%. Já fora do top 10 do ranking surgem este ano, em 11º e 12º lugares, a Irlanda e a Itália com uma taxas de crescimento de 107,98% e de 28,62%, respetivamente.
Do lado das quedas, destacam-se a Arábia Saudita com uma assinalável descida de 21%, e ainda no Top 10 dos destinos os Países Baixos com uma queda de 1,31%. De assinalar ainda uma quebra do Qatar com uma descida de cerca de 25%.
O saldo da balança comercial do sector continua a apresentar uma taxa de cobertura de cerca 800%.
Para visualizar ou descarregar o Mapa das Estatísticas Mensais do Comércio Internacional, por favor clique aqui.