Assimagra

Portuguese Mineral Resources

REUNIÕES DE PLANEAMENTO COM OS MUNICÍPIOS DA ZONA DOS MÁRMORES

Na sequência do trabalho de planeamento que está a ser desenvolvido na Zona dos Mármores, a ASSIMAGRA reuniu com as Câmaras Municipais de Estremoz e de Borba, com o objetivo de integrar na revisão dos respetivos Plano Diretores Municipais (PDM) e Planos de Intervenção em Espaço Rural (PIER) o modelo de gestão do território adequado à atividade extrativa. Para tal, sempre que aplicável, a ASSIMAGRA prestará assessoria técnica com vista à harmonização entre as necessidades e condicionantes de planeamento e aquilo que são a defesa dos interesses de toda a atividade económica e da sustentabilidade futura do setor na região.

Desde 2020 que tem vindo a ser desenvolvido um trabalho de articulação entre todos estes intervenientes no território para a resolução dos constrangimentos resultantes da atual organização do território, através das Comissões de Gestão da Zona dos mármores constituídas. O objetivo é o de repensar na projeção futura da exploração dos mármores, bem como em soluções de reabilitação dos espaços, tendo sempre em consideração fatores relacionados com a exploração racional do recurso com enfoque na segurança, recuperação paisagística e gestão de resíduos. Para tal, está em cima da mesa a relação das pedreiras com a rede viária, acessos ou estruturas associadas, a relação com prédios vizinhos, com o meio hídrico, os riscos geotécnicos e ao mesmo tempo a necessária potenciação de medidas de segurança integradas.

Nos próximos meses, para além deste trabalho com as empresas e câmaras municipais, a ASSIMAGRA encetará também um trabalho conjunto com a própria CCDR Alentejo, com vista ao envolvimento desta entidade no suporte a todo o planeamento integrado que terá que se desenvolver.