
A Natural Stone Strategic Alliance (NSSA) foi oficialmente apresentada no passado dia 25 de setembro, durante a feira MARMOMAC 2025, em Verona, consolidando uma nova fase de cooperação internacional no sector da pedra natural. Esta federação mundial surge da evolução de um grupo de trabalho criado durante a pandemia do COVID-19, representando um marco histórico para a indústria, a nível global.
O grupo de trabalho original incluiu a ASSIMAGRA (Portugal), a Associação Italiana Confindustria Marmomacchine, o Centro Rochas (Brasil), a Greece Natural Stone Association, o Natural Stone Institute dos Estados Unidos e, mais recentemente, a Stone Federation do Reino Unido.
A ASSIMAGRA fará parte da direção inicial da federação, funcionando numa estrutura que se assemelha a uma comissão instaladora. Esta direção será composta por sete membros representantes das associações fundadoras, incluindo Confindustria Marmomacchine (Itália), Centrorochas (Brasil), Natural Stone Institute (Estados Unidos), Stone Federation (Reino Unido) e a Greek Marble Association.
A NSSA tem como principal missão servir como plataforma de colaboração entre associações membros em projetos-chave destinados a aumentar o uso da pedra natural. Entre os objetivos fundamentais destacam-se: elevar a imagem da indústria da pedra natural, proteger e promover o setor internacional, examinar e implementar ações de interesse comum para as associações federadas, e representar os interesses de todo o setor da pedra natural internacional.
A federação permitirá que todos os países do mundo se façam representar através das suas associações nacionais, sendo aceite apenas uma associação por país, salvo exceções aprovadas pela direção. Está previsto que a NSSA seja oficialmente registada nos Estados Unidos como organização sem fins lucrativos até ao primeiro trimestre de 2026.
Esta iniciativa representa um passo decisivo para uma representação global coordenada do setor da pedra natural, essencial perante os desafios comuns que a indústria enfrenta, particularmente no âmbito da sustentabilidade e das declarações ambientais de produto (EPD) internacionais. A próxima fase incluirá a expansão da participação a outras associações internacionais e o desenvolvimento de projetos estratégicos conjuntos que beneficiem toda a indústria mundial da pedra natural.
