Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

2020 ENCERRA COM QUEBRA NAS EXPORTAÇÕES

Este mês de fevereiro foram publicados pelo INE os dados provisórios relativos ao ano de 2020 e estes revelam que o setor da pedra natural encerrou o ano com uma quebra de 14,05% nas suas exportações, evidenciando porém uma recuperação face aquilo que foi a quebra verificada durante o primeiro semestre. Esta quebra, quando comparada com 2019, corresponde a menos 60 milhões de euros de volume de negócio de exportação e de menos 410 mil toneladas de produto exportado.

Globalmente, apesar do contexto, o setor valorizou mais os seus produtos em cerca de 5,5%, crescimento este sustentado nas exportações para fora da europa, com um crescimento no preço dos produtos de quase 12,7%, enquanto que para o mercado Europeu os preços se mantiveram praticamente estáveis, com uma ligeiríssima queda de 0,18%.

O ano fechou com a França como principal mercado destino das nossas exportações, seguida da China, Espanha, Alemanha e Reino Unido. A França foi contudo, o mercado com maior influência na quebra do total das exportações Portuguesas, com -23,78% de volume de negócio quando comparado com 2019, a esta, segue-se a China (-19,86%), Reino Unido (-13,25%), Estados Unidos da América (-11,17%) e Arábia Saudita (-9,40%). Há no entanto, nos nossos 10 primeiros mercados destinos comportamentos inversos, como são o caso dos Países Baixos (+10,47%), Bélgica (+6,08%) e a Alemanha (+1,87%), crescimentos estes associados a um claro aumento da transação de bloco ou pedra com baixo grau de processamento. Em linha com o que já se vinha a apontar em meses anteriores, há dados interessantes relativos a aumentos acentuados na transação de produtos processados, em mercados tradicionalmente importadores de bloco e produto pouco processado, como é o caso da China, com um crescimento de 157% e a Itália com 114%.

O ano fecha com um mês de dezembro a baixar, em linha com valores similares a 2017, contrariamente aquilo que era o comportamento de recuperação verificado durante quase todo o segundo semestre.

Para mais detalhes, descarregue o Ficheiro Mensal com a Estatística do Comércio Internacional.

Complementarmente aos dados estatísticos relativos ao comércio internacional da Pedra Natural Portuguesa, apresentamos abaixo uma Síntese de Conjuntura nacional, com dados a novembro de 2020.