É com imensa honra que convidamos para a inauguração da exposição EXPANDED, a próxima apresentação da Primeira Pedra, no próximo dia 9 de Maio, pelas 17:30, em Veneza.
Pela primeira vez o programa está a trabalhar com artistas plásticos e é com um grande orgulho que transmitimos que teremos três dos maiores nomes da arte contemporânea mundial a utilizar a pedra portuguesa e a indústria nacional. Com efeito, o alemão Carsten Höller, a sérvia Marina Abramović e o português Julião Sarmento aceitaram o nosso convite e iniciaram já as visitas às pedreiras e às empresas em Portugal para desenvolverem os seus projectos.
A exposição decorrerá durante o mais importante evento de arte mundial, a 58ª Exposição de Arte da Bienal de Veneza, e terá lugar na mais antiga fundação italiana, a Fondazione Cini, nos seus jardins, em diálogo com a exposição que o Vaticano promoveu em 2018, The Vatican Chapels, que ainda se encontra presente.
Não poderíamos ter pois um melhor contexto e melhores intérpretes daquela que é uma importante riqueza nacional, num projecto que cruza claramente cultura com economia, reforçando o papel de Portugal num mundo em que cada vez mais a identidade é algo que confere grande valor competitivo, alicerçada na capacidade de bem-fazer.