Os dados de maio de 2020 relativos ao comércio internacional da Pedra Natural Portuguesa, ou seja, com o primeiro semestre quase fechado, mostram que o efeito pandémico continua a agravar a nossa performance nas exportações. O Setor da Pedra Natural apresenta valores de exportações inferiores, sensivelmente de um mês, quando comparados com dados homólogos de 2019. É preciso voltar a dados homólogos de 2015 para encontrar valores de exportações equivalentes aos acumulados do mês de maio de 2020.
Mundialmente, as nossas exportações estão com uma queda superior a 22%, em volume de negócio e com uma quebra de mais de 28% em quantidades exportadas. Em volume, esta quebra representa cerca de 40 milhões de euros e, em quantidades exportadas, cerca de 280 mil toneladas a menos. O mercado Intra União Europeia é o que mais pesa para a obtenção destes valores, com uma quebra de 28% em volume de negócio, enquanto que o mercado Extra União Europeia representa uma quebra na ordem dos 14,5%.
A contrabalançar estes dados, surge um dado muito positivo, que é o crescimento da valorização dos nossos produtos, que apresenta um crescimento de quase 9%, face ao mês homólogo de 2019.
No nosso top 10 de destinos da Pedra Natural Portuguesa, apenas um país apresenta valores de crescimento, os Países Baixos, com cerca de 4,3% em volume de negócio. Os restantes apresentam quebras que se situam entre os 1,99% do Reino Unido e os 36,65% no caso da França.
Para mais detalhes, pode descarregar o Ficheiro Mensal com Estatística do Comércio Internacional.