Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

EXPORTAÇÕES DA PEDRA NATURAL ABAIXO DOS VALORES DE 2019

Os dados de maio de 2020 relativos ao comércio internacional da Pedra Natural Portuguesa, ou seja, com o primeiro semestre quase fechado, mostram que o efeito pandémico continua a agravar a nossa performance nas exportações. O Setor da Pedra Natural apresenta valores de exportações inferiores, sensivelmente de um mês, quando comparados com dados homólogos de 2019. É preciso voltar a dados homólogos de 2015 para encontrar valores de exportações equivalentes aos acumulados do mês de maio de 2020.

Mundialmente, as nossas exportações estão com uma queda superior a 22%, em volume de negócio e com uma quebra de mais de 28% em quantidades exportadas. Em volume, esta quebra representa cerca de 40 milhões de euros e, em quantidades exportadas, cerca de 280 mil toneladas a menos. O mercado Intra União Europeia é o que mais pesa para a obtenção destes valores, com uma quebra de 28% em volume de negócio, enquanto que o mercado Extra União Europeia representa uma quebra na ordem dos 14,5%.

A contrabalançar estes dados, surge um dado muito positivo, que é o crescimento da valorização dos nossos produtos, que apresenta um crescimento de quase 9%, face ao mês homólogo de 2019.

No nosso top 10 de destinos da Pedra Natural Portuguesa, apenas um país apresenta valores de crescimento, os Países Baixos, com cerca de 4,3% em volume de negócio. Os restantes apresentam quebras que se situam entre os 1,99% do Reino Unido e os 36,65% no caso da França.

Para mais detalhes, pode descarregar o Ficheiro Mensal com Estatística do Comércio Internacional.