Fechado o primeiro quadrimestre de 2020 e já com o segundo mês de forte confinamento provocado pela declaração do estado de emergência, os dados de Abril mostram que as exportações de Pedra Natural Portuguesa continuam em queda.
A quebra nas nossas exportações situava-se nos 17%, em volume de negócio, em Março, passando agora a apresentar valores já na casa dos 20%, quando comparado com o mês homólogo de 2019. A acompanhar este decréscimo de volume de negócios está, uma ainda maior, diminuição das quantidades exportadas com valores já muito próximos dos 29%. Em termos de volume de negócio, o mercado Europeu é aquele que mais contribui para este desempenho, enquanto que em termos de quantidades exportadas tanto o mercado intra como extra Europeu contribuem, sensivelmente, na mesma medida para a quebra verificada.
A França, China e os Estados Unidos da América continuam a ser os mercados com diminuições mais expressivas atingindo valores na casa dos 37% no caso da França e China, e de 24% para os EUA. No entanto, no nosso top 10, mercados que apresentam valores de crescimento, como são o caso do Reino Unido, Arábia Saudita e Países Baixos.
Como era expectável, com os dados de Abril fechados, começamos a ter uma imagem mais clara do forte impacto que esta pandemia está a ter no nosso setor.
Pode descarregar aqui o ficheiro com a Estatística Mensal.