A ASSIMAGRA juntamente com as empresas exploradoras das pedreiras dos núcleos extrativos de Cabeça Veada, Portela das Salgueiras, Codaçal e Pé da Pedreira constitui, no inicio de 2019, Comissões de Gestão por núcleo para apoio das empresas e gestão das condicionantes e medidas de minimização de impactes impostas pelas respetivas Declarações de Impacte Ambiental.
Neste seguimento encontram-se a ser implementadas nas várias entradas dos diferentes núcleos, placas de sinalização de forma a alertar terceiros para a existência destas zonas industriais, evitando riscos tanto para as empresas que se encontram a laborar como para pessoas estranhas aos trabalhados ali realizados.
A implementação desta sinalização foi possível graças ao apoio das várias entidades locais, que se mostraram sensibilizadas para a adoção destas medidas. Nesta iniciativa estiveram envolvidas as seguintes entidades:
-
- Junta de Freguesia de Serro Ventoso;
-
- União de Freguesias do Arrimal e Mendiga
-
- Freguesia de Alcanede;
-
- Freguesia de Alcobertas
-
- Conselho Diretivo dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira
Para além destas medidas de segurança, as Comissões de Gestão dos Núcleos do PNSAC, encontram-se pelo 2º ano consecutivo, a realizar os trabalhos de monitorização dos diferentes indicadores ambientais, como é o caso da Qualidade da Água Subterrânea, Qualidade do Ar Ambiente, Ruído Ambiente e Vibrações.