A Comissão Europeia lançou a Plataforma online “Access2Markets” para ajudar as pequenas e médias empresas a negociar para países fora do espaço da União Europeia (UE).
O novo portal pretende responder às necessidades das PMEs Europeias para explicar melhor os acordos comerciais internacionais e ajudar as empresas a garantir que seus produtos são elegíveis para descontos de impostos aduaneiros. É uma plataforma que responde tanto às necessidades de quem já exporta para fora da União Europeia, como para aqueles que estão a dar os primeiros passos.
Este é um “balcão único” que ajudará as empresas europeias a tirar o máximo partido da rede de acordos comerciais da UE e a obter um melhor e mais facilitado acesso aos mercados, produtos e a matérias-primas, de que necessitam para crescer e manterem-se competitivos.
A União Europeia tem já uma grande rede de acordos comerciais com mais de 70 países e regiões do mundo e atualmente está a negociar uma série de novos acordos. A Access2Markets divide esse conjunto complexo de regras em informações práticas que abrangem tópicos como tarifas, impostos, regras de origem, requisitos de produtos, procedimentos alfandegários e barreiras comerciais.
As PMEs são vitais para a nossa economia, pois em número, representam 88% de todos os exportadores da UE e as suas exportações representam cerca de um terço de todas as exportações, criando um total de cerca de 13 milhões de empregos em toda a Europa. É com base no reconhecimento desta importância que esta plataforma foi criada.
Veja o vídeo de apresentação, que explica como a plataforma digital Access2Markets funciona e ajuda os exportadores a encontrar todas as informações importantes de que precisam.