Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

LANÇAMENTO PLATAFORMA OIRA – INDÚSTRIA EXTRATIVA (PEDREIRAS E MINAS A CÉU ABERTO)

A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho em parceria com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), e com a colaboração da ASSIMAGRA, da DGEG, das entidades sindicais e de outras entidades associativas, desenvolveram ao longo dos últimos meses a plataforma OiRA – Indústria Extrativa a Céu Aberto que tem como objetivo avaliar os riscos para a segurança e a saúde no local de trabalho para este setor de atividade.

Esta plataforma, agora publicada, destina-se sobretudo a micro e pequenas empresas, no entanto poderá ser utilizada por todos, inclusive responsáveis técnicos e responsáveis de segurança no trabalho.

Aceda gratuitamente à Oira aqui e explore os seus conteúdos, convidando, desde já, as empresas com atividade extrativa a aplicarem a ferramenta em contexto real de trabalho, que entendemos poder vir a ser muito útil.

Em breve haverá o lançamento presencial desta ferramenta com duas sessões, em Lisboa e Porto, que oportunamente divulgaremos as respetivas datas e locais.

Mais informamos que, em complemento com a plataforma OiRA, será lançada em breve uma nova submarca Security, enquadrada na Marca da Pedra Portuguesa – StonePT, que será um selo de VERIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA EM PEDREIRAS com aplicação nos estabelecimentos afetos à indústria extrativa que cumprem os requisitos de segurança e implementam as melhores práticas capazes de identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um meio eficaz de comunicar internamente e para o exterior um ambiente ocupacional seguro e saudável.