Os projetos aprovados no âmbito do primeiro aviso de concurso Projeto MINE.THE.GAP e que receberão financiamento para o desenvolvimento de atividades através de Vouchers de Inovação terão inicio já em setembro.
O Projeto MINE.THE.GAP, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa INOSUP, tem como objetivo dotar as PME, dos sectores dos recursos minerais, das ferramentas necessárias para melhorar a sua competitividade, impulsionar o seu crescimento e implementar novos serviços, soluções e/ou produtos através da interclusterização e colaboração inter-regional.
Durante o desenvolvimento do projeto estão previstas a abertura de dois avisos de concurso para projetos de inovação em consórcio, que serão financiados por Vouchers Inovação, financiados a 100%, entre os 25 e 50 mil euros.
A primeira fase de concurso terminou em maio e os resultados do concurso foram anunciados em final de junho, tendo sido aprovados 14 projetos de prova de conceito e de demonstração. Estes 14 projetos envolvem 6 empresas portuguesas, o que corresponde a 17,6% do total de empresas envolvidas.
As empresas portuguesas são:
-
- Minas Cassiterite Sobreda, S.A. (envolvida em dois projetos)
Durante a fase de desenvolvimento dos projetos, para além do apoio através do vouchers, estas empresas terão ainda a possibilidade de estender o apoio recebido através da participação em serviços que serão disponibilizados pelo consórcio Mine.The.Gap. Serão disponibilizados serviços de apoio de forma a:
-
- garantir futuras oportunidades de investimento público e privado,
-
- facilitar-lhe o acesso ao financiamento da UE,
-
- recebam apoio ao empreendedorismo,
-
- promova a sua internacionalização e
-
- apoiar a inovação e tecnologia, garantindo assim o seu meio e
-
- impacto e viabilidade de longo prazo.
Estes serviços serão disponibilizados em 3 níveis:
-
- Suporte à inovação;
-
- Transferência de tecnologia e serviços de apoio à empresa
-
- Apoio à internacionalização