Assimagra
Recursos Minerais de Portugal
INTERSTONE 2023/2024
DESIGNAÇÃO DO PROJETO: INTERSTONE 2023/2024
PROJECTO N.º: 2920 (COMPETE2030-FEDER-00249800)
APOIO NO ÂMBITO DO SISTEMA DE INCENTIVOS: PROJETOS CONJUNTOS – Internacionalização
PROGRAMA OPERACIONAL: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
INVESTIMENTO TOTAL DO PROJETO ELEGÍVEL: 3.441.388,51 €
INCENTIVO: 1.824.551,47 €
DATA DE APROVAÇÃO: 2023-11-28
DATA DE INÍCIO: 2023-01-01
DATA DE FIM: 2024-12-31
LOCALIZAÇÃO DO PROJETO (NUTS II):
- Norte: 19.15 %
- Centro: 42.55 %
- Lisboa: 10.64 %
- Alentejo: 27.66 %
SÍNTESE DO PROJETO
Enquadrado no PORTUGAL2030, Internacionalização das PME – Projetos Conjuntos, a ASSIMAGRA está a desenvolver o projeto conjunto INTERSTONE 2023/2024 (COMPETE2030-FEDER-00249800).
O projeto pretende dar continuidade ao trabalho conjunto de alargamento e crescimento da base exportadora das empresas do setor da pedra natural portuguesa para fins ornamentais, com o objetivo de promover a competitividade internacional dos seus produtos e serviços por via da internacionalização.
OBJECTIVOS E RESULTADOS
O projeto INTERSTONE 2023/2024 candidatado na modalidade de projeto conjunto de internacionalização, contribui para o reforço da capacidade exportadora das empresas portuguesas do setor da pedra natural e do seu reconhecimento internacional, possibilitando a persecução de um trabalho de continuidade de prospeção e presença em mercados internacionais.
O projeto assenta, ainda, em ações complementares que visam a melhoria da qualidade intrínseca de produtos (através da imagem de confiança dada pela marca corporativa de setor – StonebyPORTUGAL) e na dinamização de ações de promoção e marketing digital internacional (vídeos promocionais, plataforma digital de marketing digital associado à marca coletiva setorial com otimização de motores de busca e análise de marketing), assim como da realização de missões e atividades de promoção conjuntas, em mercados e locais, cirurgicamente selecionados pelo seu potencial de valorização da pedra natural portuguesa.
Desta forma, a candidatura apresenta-se como um programa estruturado, para um conjunto de PME do setor, com um leque de ações que incidem não só sobre abordagens de comunicação tradicional de presença em feiras historicamente relevantes, mas também com uma abordagem inovadora de oferta de bens e serviços, associada a ações de marketing digital, consubstanciadas na marca setorial.
Todas estas atividades concorrem sinergicamente em termos de eficácia e eficiência, não só na utilização dos recursos, mas também na coadjuvação de outras iniciativas dinamizadas pela ASSIMAGRA, que no seu todo compõem toda uma estratégia de promoção externa setorial liderada pela associação no âmbito do Plano de Ação Estratégico Setorial.
É demonstrado o enquadramento na tipologia de projeto ao constituir-se como o projeto do eixo estratégico de internacionalização do plano de Ação do Cluster dos Recursos Minerais, coletivamente assumido por este setor de atividade.
As ações propostas em feiras internacionais são :
– Estados Unidos da América (COVERINGS 2023 e 2024);
– China (XIAMEN STONE FAIR 2024).
II. PARTICIPAÇÃO CONJUNTA EM MERCADOS MAIS VERTICAIS OU COM POTENCIAL DE CONSOLIDAÇÃO
– França (ROCÁLIA 2021);
– Missão “Bond Events” (San Diego, US)
Caso tenha interesse em participar em algumas destas atividades entre em contacto connosco rapidamente uma vez que o número de participantes é limitado em cada uma das atividades previstas.
- Plataformas digitais e marketplaces
- Desenvolvimento de Conteúdos Digitais
- Declarações Ambientais de Produto
- Manual Prático para a Manutenção, Tratamento e Aplicação da Pedra Natural
- Estudo de Benchmarking com materiais concorrentes da Pedra Natural
- Estudos de Mercado (Indonésia e Arábia Saudita)
- Upgrade da Plataforma StonebyPORTUGAL