Assimagra
Recursos Minerais de Portugal
STONEPT
A marca da pedra natural portuguesa
Nº PROJETO: 45 (POCI-02-0853-FEDER-000045)
APOIO NO ÂMBITO DO SISTEMA DE INCENTIVOS QUALIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
PROGRAMA OPERACIONAL: PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
DESIGNAÇÃO DO PROJETO: STONEPT PROJECT
VALOR DE INVESTIMENTO TOTAL: 604 604,05 €
DATA DE INÍCIO: 01-03-2015
DATA DE FIM: 31-12-2016
LOCALIZAÇÃO DO PROJETO (NUTS II): NORTE: 16,67%; CENTRO: 55,56%; ALENTEJO: 27,78%
A marca STONE.PT foi desenvolvida através de uma parceria entre a ASSIMAGRA e o IST – Instituto Superior Técnico. Após a sua criação, a ASSIMAGRA empreendeu um projeto de promoção Internacional com a Associação VALORPEDRA – Entidade Gestora do Cluster da Pedra Natural.
Com a criação da marca STONE.PT surge a necessidade de valorizar e alavancar o potencial que a criação da marca originou, para isso é necessário que as empresas do Setor da Pedra Natural adiram à marca, implementando a marca STONE.PT nos seus produtos, permitindo assim a consolidação da marca nos mercados internacionais.
A estratégia desenvolvida em torno da marca STONE.PT tem como objetivo transmitir uma imagem de sofisticação, qualidade, inovação e garantia de origem da pedra, possibilitando o aumento do nível de credibilidade juntos dos consumidores da pedra natural, pretendendo fortalecer e estreitar o nível de confiança com os seus clientes nacionais e internacionais.
O STONE.PT PROJECT promovido pela ASSIMAGRA, surge na sequência da estratégia de apoio à competitividade das empresas e da dinamização do Setor da Pedra Natural, estratégia esta que merece concertação e validação da parte das Empresas.
No âmbito do STONE.PT PROJECT, a marca STONE.PT foi implementada nos produtos de 20 empresas do Setor da Pedra Natural, de norte a sul do país. Desta forma, o STONE.PT PROJECT pretende dotar as empresas de uma diversidade de argumentos imateriais de competitividade, para uma maior capacitação, abrangente e transversal a diversas tipologias de atividades, desde a qualidade propriamente dita, com a disponibilização da respetiva certificação, passando pelas questões relacionadas com a inovação organizacional e a gestão.
A pedra natural portuguesa tem grande aceitação nos mercados internacionais, os consumidores reconhecem as suas qualidades e características próprias, sendo estes motivos para que as empresas do Setor da Pedra Natural implementem a marca STONE.PT nos seus produtos, de forma a aumentar o nível de credibilidade e visibilidade junto dos consumidores de pedra natural, fortalecendo e estreitando o nível de confiança entre empresas e consumidores.
Para além das ações descritas e na sequência da primeira edição de internacionalização da Marca StonePT, que teve lugar em 2013 e 2104, a STONE.PT prossegue agora com a 2.ª edição alavancada num projeto de internacionalização da Valorpedra aprovado recentemente pelo PORTUGAL2020, com um conjunto de atividades que conferem visibilidade, notoriedade e relevância à pedra nacional e contribuem para a melhoria da performance competitiva das empresas.
Ao longo de 2016 e 2017, a STONE.PT vai marcar presença nos pontos nevrálgicos mundiais das decisões estratégicas para o mercado do setor – Europa, China, Extremo Oriente, Estados Unidos da América e Brasil – para promover a credibilidade técnica e científica dos produtos nacionais com o selo de qualidade STONE.PT, bem como as empresas a ela associadas, junto dos compradores e prescritores internacionais.
PARA ISSO, A STONEPT, MARCA DA PEDRA NACIONAL, TEM UM NOVO CARTÃO DE VISITA. E A INSPIRAÇÃO É PORTUGUESA, COM CERTEZA.
Fado, futebol, mar e vinho, embaixadores do nome luso no planeta, encontram-se com os mais variados tipos de rochas ornamentais nacionais para uma verdadeira celebração do que é português.
De Portugal para o mundo.
Seminário de entrega de certificados StonePT às empresas e de partilha de experiencias e do livro “Pedra Portuguesa no Mundo”
Alusiva ao slogan “We offer the Best (from Portugal to the World)”, a nova estratégia de comunicação é uma declaração de singularidade portuguesa, dos valores e matéria-prima lusa.
Comunicando um diálogo das dimensões que constituem sinónimos de qualidade e que, tal como a pedra natural portuguesa – que ocupa um lugar (p)referência com o 8º lugar no ranking mundial – somam as mais variadas distinções internacionais, dinamizam a economia e potenciam a internacionalização, a StonePT está com uma identidade mais forte e global.
Manual de Boas Práticas StonePT e Diretório de Empresas