Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

REUNIÃO DO PROJETO PEGADA AMBIENTAL DO SETOR DA PEDRA NATURAL REÚNE ADVISORY BOARD E EMPRESAS PILOTO

A ASSIMAGRA realizou dia 19 de fevereiro, a segunda reunião do Advisory Board do Projeto Pegada Ambiental do Setor da Pedra Natural. O encontro juntou as empresas piloto e um grupo de especialistas do setor, que integram o Advisory Board, para discutir os pressupostos do cálculo da Pegada Ambiental do Setor e as metas e soluções para o processo de descarbonização da indústria da pedra natural.

Integrado na Agenda Verde Sustainable StonebyPORTUGAL, o projeto “Pegada Ambiental do Setor da Pedra Natural” tem como objetivo desenvolver uma metodologia de cálculo que permita às empresas quantificar com precisão o seu impacto ambiental – nomeadamente a pegada carbónica, hídrica e ambiental – e, com base nesses dados, comunicarmos de forma articulada e sustentada o nosso posicionamento face aos materiais concorrentes da pedra natural.

O foco da reunião incidiu sobre os seguintes pontos:

  • Atualização do estado dos trabalhos no que se refere à recolha de dados nas empresas e resultados obtidos;
  • Discussão dos pressupostos do algoritmo de cálculo e análise dos critérios para a quantificação das pegadas carbónica, hídrica e ambiental;
  • Debate sobre metas e soluções para reduzir emissões de CO₂, promovendo a transição energética, eficiência hídrica e economia circular.

O Projeto Pegada Ambiental do Setor da Pedra Natural continua a avançar, alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade da indústria e preparando as empresas para um mercado cada vez mais exigente em termos ambientais.

Projeto promovido pela ASSIMAGRA, no âmbito da Agenda Verde Sustainable StonebyPORTUGAL financiada pelo PRR.