A ASSIMAGRA está a desenvolver um projeto que vem colmatar uma falha de mercado criada com o encerramento do Centro Tecnológico (CEVALOR), em dezembro de 2016, uma vez que este era o único laboratório acreditado que dava resposta integral aos ensaios físico-mecânicos de obrigação à Marcação CE.
Embora existam várias outras entidades a nível nacional que estão a dar resposta a estes ensaios, nenhuma delas tem a capacidade de dar uma resposta integral. Isto para além do facto de não serem entidades setoriais e sem esse mesmo reconhecimento quer nacional ou internacional. Para além disso, em alguns dos mercados destino da Pedra Natural Portuguesa, as empresas enfrentam dificuldades no reconhecimento da própria Marcação CE como garante suficiente para atestar a qualidade dos produtos, colocando inclusive em causa a credibilidade dos ensaios e laboratórios Portugueses. A criação da Marca S.TONE alicerçada numa plataforma/rede de laboratórios regionais e internacionais pretende dar resposta a este desafio.
A estratégia a seguir assenta na criação da marca “s.tone – granting quality. together”, de forma a responder operacionalmente ao seguinte:
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- Criação de uma rede de laboratórios regionais e internacionais, reconhecidos pela marca a criar, e que dêem resposta aos constantes desafios das empresas;
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- A criação de um modelo colaborativo que permita facilitar o acesso das empresas a outros serviços especializados para o sector e que melhor capacitem as empresas para a exportação dos seus produtos;
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- Criação de um modelo colaborativo que permita facilitar a atividade de caracterização e certificação de produtos às Empresas;
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- Criação de um modelo colaborativo que fomente e facilite o acesso a atividades de inovação e a I&DT das empresas;
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- A criação do modelo técnico de colaboração da rede de laboratórios e que potencie a capacidade de resposta às empresas;
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- Criação do Portal da Internacionalização, ligado ao website da ASSIMAGRA, o qual sistematizará não só fichas técnicas de mercado, informação sobre exigências normativas dos diversos mercados, sobre serviços nacionais para o apoio à internacionalização, as quais são fundamentais para as empresas, atuando como fator pré-competitivo.
Este projeto tem o Apoio do PORTUGAL2020/ALENTEJO2020