Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

EXPORTAÇÕES: APESAR DO CONTEXTO MUNDIAL, FEVEREIRO AINDA MOSTRA UM SETOR RESILIENTE

Com a economia mundial fortemente afetada e numa fase em que os primeiros indicadores económicos começam a surgir, confirmam-se algumas das expetativas. Em Portugal o Indicador de Sentimento Económico desceu fortemente (-7,3 pontos), em resultado da avaliação muito desfavorável dos consumidores, mas também das empresas de todos os setores de atividade. Em fevereiro, as Exportações de Bens, desaceleraram, tendo aumentado apenas 0,9% face ao mesmo mês de 2019.

O setor da Pedra Natural Portuguesa, apesar de manter a tendência já verificada em janeiro, apresentando uma quebra relativa ao mês homólogo e apontando valores equivalentes ao ano de 2018, mostra que, apesar do contexto mundial, fevereiro ainda apresenta um setor resiliente ao contexto. Contudo, as quebras apresentadas nos volumes de vendas e de quantidades são expressivas, em praticamente todos os mercados, com especial incidência para os mercados Francês, Chinês e dos Estados Unidos da América. O mercado Chinês revela mesmo uma quebra muito mais expressiva do que qualquer outro mercado e que está fortemente relacionada com a dinâmica da pandemia que nesta altura estava na altura de pico na China. A quebra é assente apenas no subsetor extrativo, até porque o subsector transformador mostrou uma subida substancial quando comparado com o homólogo de 2019. Espanha apresenta exatamente o mesmo tipo de comportamento no subsetor extrativo, mas com uma quebra muito menor, apresentando também uma subida expressiva no subsetor da transformação o que faz deste mercado um daqueles que neste mês de fevereiro apresente uma subida em relação ao homólogo de 2019.

Tendencialmente o setor está a aumentar a média de preços praticada por tonelada exportada com valores que variam entre os 1,7% e os 30% para os mercados do nosso top 10 de destino.

Vamos aguardar pelos dados de março, mês em que o efeito pandémico iniciou as suas repercussões em Portugal e na maioria dos países da europa, para começar a conseguir fazer uma leitura dos nossos dados, já com uma crise pandémica mais alargada à escala global.

Pode descarregar aqui o ficheiro com a Estatística Mensal.