Assimagra

Recursos Minerais de Portugal

ZONA DOS MÁRMORES EM LINHA COM A NOVA FERROVIA”ÉVORA NORTE-ELVAS/CAIA”

A ASSIMAGRA e o CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS, com a colaboração da CÂMARA MUNICIPAL DE ESTREMOZ e das empresas do setor, estão a desenvolver esforços para dar resposta aos novos desafios que se colocam, hoje, às Empresas e à Zona dos Mármores que continua a ter uma importância crucial na economia da Região e no reconhecimento internacional de Portugal. .

São eles:

• A Nova Linha ferroviária Évora Norte-Elvas/Caia desenvolve-se em 33% no Concelho do Alandroal. Esta linha inicialmente terá apenas uma paragem técnica (para manutenção) no Alandroal. Para tal, existe vontade das Entidades Públicas (CCDR Alentejo, Câmaras Municipais da Zona dos Mármores), em promover o investimento, mais tarde, numa Estação de Mercadorias que beneficie a Zona dos Mármores e o Polo Turístico do Alqueva. O envolvimento das Empresas e a manifestação do interesse das mesmas é fundamental para que se consiga o investimento numa Estação de Mercadorias;

•  O Programa Alentejo 2020, tem um conjunto de concursos abertos para financiamento, que podem ser instrumentos fundamentais para se realizar um plano conjunto de revitalização da Zona dos Mármores e das Empresas. A ASSIMAGRA e o CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS, com o manifesto apoio da CCDR Alentejo estão motivadas para responder aos desafios que se colocam à Zona dos Mármores, mas é imperativo fazer este trabalho com as empresas ao nível da inovação, IDI e Internacionalização, e;

•  A possibilidade de utilização dos resíduos acumulados nas escombreiras para a construção da ferrovia, com a necessária inclusão nos cadernos de encargos de obra, prende-se de vital importância para a região.

São estes os desafios que se impõem a curto prazo e que as Associações (ASSIMAGRA E CLUSTER) irão trabalhar com o apoio de outros parceiros, no sentido de tornar o setor e a região dos mármores mais competitivo e sustentável.